88,6% dos consumidores se preocupam com o uso de dados pessoais

Durante três dias, de 16 a 18 de setembro, 10.285 usuários do site responderam a um questionário, sendo 93,6% consumidores e 6,4%, empresários


Por Tribuna

06/10/2019 às 07h00- Atualizada 07/10/2019 às 19h38

Conforme pesquisa realizada pelo Reclame AQUI, 88,6% dos consumidores se preocupam com a forma com que as marcas usam seus dados pessoais. O site sondou a preocupação e o conhecimento dos brasileiros sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que deve entrar em vigor em 2020. Durante três dias, de 16 a 18 de setembro, 10.285 usuários do site responderam a um questionário, sendo 93,6% consumidores e 6,4%, empresários.

Além da preocupação com o uso dos dados, a pesquisa observou que 43,5% dos usuários leem os Termos de Uso de aplicativos que baixam em seus celulares. O dado alarmante porém, para o diretor de operações do Reclame AQUI, Diego Campos, é que 56,6% das pessoas não leem. “Embora as pessoas mostrem preocupação com suas informações, mostram pouco cuidado. Nos Termos de Uso, às vezes, têm muitas coisas escritas lá que as pessoas não gostariam que os dados fossem utilizados daquela forma, mas elas concordam. Os consumidores precisam se preocupar com os cadastros, para que fins seus dados vão ser utilizados”, comenta. Do total, 52% dos consumidores permitem que os aplicativos baixados acessem seus dados pessoais.

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Já no comércio, um dos documentos solicitados é o CPF, fornecido por 60% dos consumidores questionados. A pesquisa desconsiderou situações em que o CPF é emitido na nota.

Empresas

Já entre os empresários, a pesquisa questionou se as empresas estão preparadas para cumprir a lei, mas 41,6% dos questionados afirmam não saberem o que é a LGPD; 26,4% disseram que “sim, estamos buscando informações para nos adaptar” e 12,1% negaram, afirmando que “vamos esperar para ver se essa lei vai funcionar mesmo”. Outros 19,9% responderam que “já temos boas práticas para preservar os dados pessoais dos clientes”.

Questionados sobre a forma como usam e compartilham os dados coletados e armazenados, 82,8% afirmaram que o uso é feito apenas pela empresa. 13,5% também compartilham com empresas parceiras e 3,7% já venderam dados em algum momento.

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