Pesquisa aponta ‘presente dos sonhos’ que filhos gostariam de dar às mães

OLX entrevistou mais de mil pessoas pertencentes às classes ABCD; brasileiros pretendem gastar, em média, R$ 200 com o mimo


Por Tribuna

04/05/2019 às 16h43- Atualizada 04/05/2019 às 16h48

Se o dinheiro não fosse um problema, boa parte dos filhos daria para as suas mães um imóvel. O dado faz parte de uma pesquisa feita pela OLX no começo deste ano sobre o Dia das Mães, data considerada pelos varejistas como a que mais movimenta o comércio no primeiro semestre, e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal. Casas e apartamentos foram a resposta de 21% dos entrevistados. Na sequência, 14% presenteariam suas mães com eletrodomésticos, 13% com automóveis e 10% com viagens. A pesquisa ouviu 1.010 pessoas de forma on-line, maiores de 18 anos e pertencentes às classes ABCD.

No entanto, faltando uma semana para as comemorações, a realidade é outra: roupas, calçados e acessórios prometem ser a escolha de 42% das pessoas ouvidas no levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado nesta semana. Em segundo lugar aparecem os perfumes (36%), depois os cosméticos (23%) e os chocolates (19%). Presentes como flores foram a resposta de 15% dos entrevistados e maquiagem, de outros 13%. A ida a restaurantes figurou 12%, mesmo índice observado nos utensílios de cozinha (12%). Produtos de tíquete médio mais elevado – que pesam mais no orçamento – apareceram com menos força, como celulares (10%), eletrônicos (10%) e eletrodomésticos (8%). A pesquisa ouviu 711 consumidores de ambos os gêneros, acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras.

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A maioria dos consumidores (78%) disse que deve realizar pelo menos uma compra neste período, porcentagem mais elevada do que a observada em 2018, que foi de 74%. Neste ano, houve um aumento de sete pontos percentuais na parcela de consumidores que pretendem desembolsar uma quantia maior na data. Em 2018, apenas 19% dos consumidores acreditavam que iriam gastar mais com os presentes e agora, em 2019, o dado passou para 26%. Outros 41% devem gastar a mesma quantia que em 2018, ao passo que 24% planejam gastar menos. Dentre os valores, em cada dez compradores, quatro (38%) devem gastar entre R$ 75 e R$ 150. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 198,79, cifra superior à média constatada em 2018, que foi de R$ 152,98.

Atenção na hora de comprar

Ainda conforme a CNDL e o SPC, os shoppings – que reúnem diversas lojas e se destacam pela variedade de opções – despontam como o principal centro de compra para o presente do Dia das Mães em 2019: 34% dos consumidores ouvidos disseram que devem realizar a maior parte das compras nestes locais. A internet aparece na segunda colocação com 30%, seguida dos shoppings populares (18%) e das lojas de departamento (18%). Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (52%), as promoções (40%) e a qualidade dos produtos (39%).

Nesta semana, muita gente deve ir às compras e, se você faz parte da turma que vai deixar para a última hora, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF) recomenda definir o que pretende-se comprar e o valor disponível para gastar. O consumidor deve buscar, ainda, fazer uma pesquisa de preços para encontrar a melhor oferta, pois dependendo do produto, os valores podem variar de loja para loja. Caso o presente da mamãe seja comprado pela web, é importante ficar atento à segurança, pesquisando a idoneidade da empresa na própria rede ou nos órgãos e sites que mostram a reputação das empresas.

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