Como escolher lâmpadas de LED para economizar energia?

Inmetro dá dicas e explica como identificar as informações presentes no selo dos produtos


Por Tribuna

03/03/2019 às 04h45

Quando o assunto é conta de luz, muita gente busca alternativas para reduzir o consumo. Uma das alternativas é substituir as lâmpadas fluorescentes por modelos em LED. Mas antes de sair trocando as lâmpadas da casa inteira é preciso pesquisar, pois há diferença entre os produtos em LED comercializados no país, que fazem com que uns sejam menos ou mais econômicos do que os outros. Por conta disso, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), separou algumas dicas para que o consumidor possa fazer a escolha certa na hora de realizar a troca em sua residência.

Um ponto importante, segundo o órgão, é verificar o Selo do Inmetro presente na embalagem, conhecido como Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Além disso, a embalagem precisa apresentar outras informações obrigatórias, como o fator de potência e a equivalência da lâmpada LED com lâmpadas fluorescentes. Para receberem o selo de conformidade, as lâmpadas são submetidas a verificação das marcações obrigatórias e ensaios, nos quais são avaliadas a segurança elétrica, desempenho e cor, que garantem a confiabilidade do produto.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.