Lançamentos do cinema para 2020 – O que vem por aí

Tribuna adianta alguns dos principais lançamentos do ano novo, que terá continuações inesperadas, produções originais e muitos blockbusters


Por Júlio Black

29/12/2019 às 07h00- Atualizada 06/01/2020 às 19h48

Quando o assunto é cinema, podemos dizer que 2019 foi um ano daqueles. Tivemos o maior filme e maior bilheteria da história em “Vingadores: Ultimato”; a volta de Quentin Tarantino em “Era uma vez em… Hollywood”; “Bacurau”, o filme brasileiro que até quem não assistiu comentou – e muito; o encerramento da saga “Star Wars” com os personagens clássicos; o surpreendente sucesso – e as polêmicas – de “Coringa”; o excepcional “Parasita”, da Coreia do Sul; o mundo sem os Beatles de “Yesterday”; M. Night Shyamalan encerrando sua inesperada trilogia de super-heróis e vilões com “Vidro”; Jordan Peele e o perturbador “Nós”; e Martin Scorsese na Netflix com “O irlandês”.

E 2020, o que reserva para o cinéfilo? A resposta é: filmes, muitos filmes interessantes para os mais variados públicos. Para ajudar o fã de cinema a preparar sua agenda – e reservar a graninha da pipoca -, a Tribuna adianta alguns dos principais lançamentos do próximo ano, de acordo com a previsão divulgada por estúdios e distribuidoras. Algumas datas podem mudar durante a temporada, e certamente muita coisa ainda não anunciada deve estrear lá pelo final do ano – afinal, é o período dos “filmes de Oscar” nos Estados Unidos. O importante, porém, é que não vai faltar boa opção para quem quiser se divertir, emocionar, suar frio, conhecer nosso passado ou refletir a respeito do mundo em que vivemos.

PUBLICIDADE

FROZEN 2
Depois do sucesso bilionário do primeiro longa, de 2013, até que demorou para Elsa, Anna, Olaf e cia. ganharem uma nova história. Desta vez, a trama tem como base o passado, com as irmãs descobrindo a verdade sobre a morte de seus pais e a origem dos poderes de Elsa.
Estreia: 2 de janeiro

JUMANJI: PRÓXIMA FASE
Dwayne Johnson (The Rock, sabe?) e Jack Black retornam para a continuação do remake lançado em 2017. Dessa vez, os amigos de Spencer entram mais uma vez no mundo de Jumanji para salvar o moleque, agora acompanhados por dois coroas (Donald Glover e Danny DeVito) que não têm a menor ideia do que está acontecendo.
Estreia: 16 de janeiro

1917
Sam Mendes produz e dirige esse drama épico passado durante a Primeira Guerra Mundial, que tem como base uma história contada por seu avô sobre dois soldados que precisam entregar uma mensagem e, assim, evitar uma emboscada inimiga. É daqueles famosos “filmes do Oscar” que costumam ser lançados nos Estados Unidos no final do ano.
Estreia: 23 de janeiro

UM LINDO DIA NA VIZINHANÇA
Tom Hanks volta ao batente no papel de Fred Rogers, um dos mais populares apresentadores de programas infantis dos Estados Unidos. O longa vai se concentrar no surgimento da amizade entre Fred e o jornalista Tom Junod (Matthew Rhys), escalado para fazer uma reportagem com ele na década de 80.
Estreia: 23 de janeiro

BAD BOYS PARA SEMPRE
Ninguém pediu, mas Will Smith e Martin Lawrence toparam participar de um terceiro longa da franquia, que não marca presença no cinema desde 2003. É a velha história da dupla de policiais que, apesar das diferenças, consegue prender a bandidagem de pois de muito tiro, perseguição e explosões.
Estreia: 30 de janeiro

JOJO RABBIT
Taika Waititi (“Thor: Ragnarok”) escreve e dirige essa fábula passada durante a Segunda Guerra Mundial, em que um guri de dez anos de idade tem como amigo imaginário ninguém menos que uma das figuras mais repugnantes do século XX: Adolf Hitler, que é interpretado pelo próprio cineasta.
Estreia: 6 de fevereiro

AVES DE RAPINA – ARLEQUINA E SUA EMANCIPAÇÃO FANTABULOSA
Melhor coisa de “Esquadrão Suicida”, a vilã Arlequina (Margot Robbie) se une a um grupo de vigilantes (Canário Negro, Caçadora) para tentar impedir os planos de um mafioso (Ewan McGregor). Pessoas de coração ruim dirão que o filme é uma tentativa da DC/Warner de copiar o Marvel Studios dizendo que não estão copiando o Marvel Studios.
Estreia: 6 de fevereiro

SONIC: O FILME
O primeiro trailer provocou a ira dos fãs do mais famoso porco-espinho do mundo dos games, mas uma nova prévia da história – mais próxima do personagem original – acalmou alguns corações. Porém, adaptações de jogos eletrônicos costumam ir mal no cinema, então o longa ainda está cercado de incertezas.
Estreia: 13 de fevereiro

DOLITTLE
Robert Downey Jr. é o novo responsável por interpretar o médico que conversa com animais, em mais uma adaptação da série de livros infantis. Em suas encarnações anteriores, ele foi interpretado por Eddie Murphy e Rex Harrison. Antonio Banderas e Michael Sheen são outros nomes de destaques do elenco.
Estreia: 20 de fevereiro

O HOMEM INVISÍVEL
A história de H.G. Wells já teve várias adaptações para o cinema, e a nova versão acrescenta o drama de mulheres que precisam fugir de um relacionamento abusivo. Elisabeth Moss interpreta a protagonista, que acredita que o marido violento usou em si a fórmula da invisibilidade somente para poder persegui-la.
Estreia: 27 de fevereiro

BLOODSHOT
Mais uma adaptação dos quadrinhos, desta vez da Valiant Comics. Vin Diesel é o protagonista, um sujeito que depois de ser assassinado com a esposa é ressuscitado sem memórias como um super-humano programado para matar. Assim como Robocop, ele vai partir em busca de vingança quando descobrir seu passado.
Estreia: 12 de março

UM LUGAR SILENCIOSO 2
Da série “o filme é bom, mas precisa de continuação?”. Uma das surpresas de 2018, o filme dirigido e estrelado por John Krasinski ganhou uma sequência por conta dos US$ 340 milhões de bilheteria mundial – bela grana para uma produção que não passou dos US$ 20 milhões de produção. Agora, a família terá que enfrentar antigas e novas ameaças.
Estreia: 19 de março

MULAN
Mais uma versão em live-action para animação da Disney, “Mulan” já teve um trailer promissor rolando nos cinemas. Na história, passada na China antiga, a jovem Mulan (Liu Yifei) assume o lugar do pai, doente, quando ele é convocado para o Exército Imperial, mesmo sendo proibido o alistamento de mulheres.
Estreia: 26 de março

OS NOVOS MUTANTES
“Os Novos Mutantes” segue na agenda da Disney/Fox, mas não falta quem acredite que o longa Josh Boone seja “rebaixado” para o Disney+ ou até mesmo jamais seja exibido. A produção deveria ter sido lançada há quase dois anos, mas refilmagens e a compra da Fox pela Disney provocaram vários adiamentos. Porém, o desenhista Bill Sienkiewicz (artista que trabalhou na HQ do grupo nos anos 80) e o próprio Josh Boone declararam que há boas novidades chegando.
Estreia: 2 de abril

EDUARDO E MÔNICA
Depois do épico western candango “Faroeste Caboclo” (2013), René Sampaio adapta para o cinema mais uma música da Legião Urbana. Deste vez, o cineasta conta a improvável história de amor entre Mônica, a jovem do signo de Leão, e Eduardo, que tinha apenas 16, jogava futebol de botão com o avô, enquanto ela fazia medicina e falava alemão.
Estreia: 9 de abril

007 – SEM TEMPO PARA MORRER
O 25º filme da franquia “James Bond” deve ser o último de Daniel Craig como o agente 007. O longa de Cary Joji Fukunaga tem James Bond aposentado, uma nova 007 (Lashana Lynch), a chegada de um novo vilão (Rami Malek) e o retorno de um antigo inimigo (Christoph Waltz).
Estreia: 9 de abril

VIÚVA NEGRA
Com imperdoáveis anos de atraso, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) enfim ganha seu filme solo, principalmente por conta do destino da personagem em “Vingadores: Ultimato”. O primeiro trailer saiu no início do mês e entregou pouco sobre a história, que deve ser situada após os eventos de “Capitão América: Guerra Civil”
Estreia: 30 de abril

VELOZES E FURIOSOS 9
A trama? Ninguém se importa. Os fãs da franquia terão aquilo que tornou a série popular: carros tunados e outras máquinas possantes, situações que extrapolam qualquer senso do razoável, personagens marrentos, frases de efeito, doses cavalares de canastrice, perseguições, explosões… Mais um dia no escritório para Vin Diesel.
Estreia: 21 de maio

MULHER-MARAVILHA 1984
A heroína da DC Comics deixa a Primeira Guerra Mundial para trás e reaparece em plena década de 1980, com direito a Eurythmics na trilha sonora do trailer, Capitão Kirk… ops, Steve Trevor (Chris Pine) de pochete, Kristen Wiig e Pedro Pascal como vilões, muita cor, promessa de piadinhas aqui e ali… E a Warner jurando que não estão copiando a Marvel.
Estreia: 4 de junho

MAMONAS ASSASSINAS: O FILME
Não há detalhes sobre a produção, mas também não é preciso fazer lá grandes esforços para imaginar que o filme vai mostrar a curtíssima trajetória dos Mamonas Assassinas. O grupo, um dos maiores sucessos do pop-rock nacional dos anos 90, teve fim trágico em um acidente de avião que matou todos seus integrantes.
Estreia: 25 de junho

SOUL
A nova animação da Pixar tem como personagem principal um músico que perde a paixão pelo seu ofício, e por conta disso tem a alma arrancada do corpo. Ela terá que contar com a ajuda da alma de uma criança para voltar a se sentir completo.
Estreia: 25 de junho

O conteúdo continua após o anúncio

MINIONS: THE RISE OF GRU
Quem se preocupa com a história? É um filme com os Minions, só isso já deveria ser suficiente para todo mundo ir ao cinema. Mas enfim: pouco foi divulgado sobre o longa, que deve mostrar a ascensão do vilão Gru. Mas todo mundo quer ver os ajudantes amarelos aprontando das suas.
Estreia: 2 de julho

TOP GUN: MAVERICK
Como ouvi por aí, “Top Gun: Maverick” mais parece a desculpa que Tom Cruise arrumou para pilotar um caça da Força Aérea dos Estados Unidos. Outro longa da série “ninguém pediu, ninguém se importa”, teremos o astro como o lendário piloto – agora um coroa enxuto – “convidado” a ser o instrutor de uma galera que apronta altas confusões. Será que teremos a famosa cena do vôlei de praia? E Val Kilmer, o Iceman? Alguém realmente se importa?
Estreia: 9 de julho

FREE GUY: ASSUMINDO O CONTROLE
Ryan Reynolds interpreta Guy, um caixa de banco com uma vida ordinária num mundo nada ordinário, onde sequestros, assaltos a banco, tiroteios fazem parte do cotidiano – na verdade, um videogame super realista no qual ele é um personagem de fundo. Ao descobrir a verdade, Guy resolve que é hora de participar como protagonista do jogo eletrônico.
Estreia: 9 de julho

JUNGLE CRUISE
Apesar de termos The Rock mais uma vez na selva, “Jungle Cruise” não é “Jumanji 3”. Assim como “Piratas do Caribe”, o filme de Jaume Collet-Serra é inspirado em uma atração dos parques da Disney. Na história, o fortão carismático interpreta o capitão de um barco que leva dois irmãos que estão à procura de uma árvore com poderes curativos, e por causa dessa obsessão terão que enfrentar a bicharada da selva.
Estreia: 23 de julho

TENET
O próximo longa de Christopher Nolan estava cercado de mistério, e continuou mais ou menos assim com o lançamento do primeiro trailer. O que descobrimos: Que John David Washington é o protagonista, que Michael Caine, Robert Pattinson e Elizabeth Debicki estão no elenco, que “Tenet” é uma palavra importante e que teremos uns lances alucinantes a respeito da nossa percepção a respeito do conceito de tempo.
Estreia: 23 de julho

MORBIUS
Se dois “Venom” (sim, teremos continuação) não fossem suficientes, a Sony resolveu produzir outro longa inspirado em um vilão do Homem-Aranha, e ainda por cima daqueles que só os fanboys conhecem. Jared Lehto – aquele mesmo do Coringa gangsta – interpreta o cientista que tem uma doença sanguínea, tenta encontrar uma cura mas o melhor que consegue é se transformar num vampiro.
Estreia: 30 de julho

GHOSTBUSTERS: MAIS ALÉM
Pelo que se viu no trailer, podemos dizer que “Caça-Fantasmas encontram Stranger Things” e que o filme de 2016 será totalmente esquecido. Com direção de Jason Reitman, filho do diretor dos dois primeiros longas da franquia, teremos uns guris lá dos cafundós dos EUA descobrindo os equipamentos dos Caça-Fantasmas originais, e por isso podemos esperar pelos retornos de Bill Murray, Dan Aykroyd e Ernie Hudson. E sim, Sigourney Weaver!
Estreia: 20 de agosto

BILL & TED FACE THE MUSIC
“Matrix”, “John Wick”, “Caçadores de emoção”, “Drácula”, “Velocidade máxima”, “Advogado do Diabo” e… “Bill & Ted”. Sim, Keanu Reeves estrelou com Alex Winter a história de dois malucos que viajam pelo tempo em uma cabine telefônica (!) para salvar a humanidade. Apesar de cult, não tinha muita gente pedindo pelo retorno dos cabras; mas eis que a dupla, na meia-idade, será recrutada para salvar a Terra e o universo por meio da música.
Estreia: 20 de agosto

KING’S MAN: A ORIGEM
O escocês Mark Millar adora criar HQs já pensando em como elas poderiam chegar ao cinema, e “Kingsman” foi um dos cases de maior sucesso. Depois da continuação, agora teremos a história sobre a formação da agência secreta, com a trama se misturando aos eventos da Primeira Guerra Mundial. O elenco tem nomes como Ralph Fiennes, Gemma Arterton, Rhys Ifans, Daniel Brühl, Djimon Hounsou e Charles Dance.
Estreia: 17 de setembro

THE MANY SAINTS OF NEWARK
“Os Sopranos”, da HBO, é considerada por muitos como a melhor série da história da TV, ou pelo menos a precursora da Era de Oura da telinha. Pela primeira vez no cinema, o longa da alan Taylor vai mostrar a juventude do protagonista da série, Tony Soprano (James Gandolfini, que morreu em 2013). Quem interpreta o personagem no filme é o próprio filho de James, Michael Gandolfini.
Estreia: 24 de setembro

MORTE NO NILO
“Assassinato no Expresso do Oriente” fez sucesso suficiente para que Kenneth Brannagh pudesse dirigir mais uma adaptação da obra de Agathsa Christie. O cineasta norte-irlandês também interpreta o protagonista, o detetive belga Hercule Poirot, que é convocado para investigar uma série de assassinatos em um navio no famoso rio egípcio.
Estreia: 1º de outubro

HALLOWEEN KILLS
Achou que Michael Myers tinha morrido no filme anterior, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis)? Pois achou errado: um dos mais famosos fatiadores de gente da história do cinema volta para – quem sabe – enfim dar cabo da irmã que tanto odeia.
Estreia: 15 de outubro

ETERNOS
O Universo Cinematográfico Marvel não para. Ainda sem maiores detalhes sobre a trama, “Os Eternos” introduz no MCU personagens pouco conhecidos do grande público mas criados por ninguém menos que o “Rei” Jack Kirby. O elenco é de peso, com Angelina Jolie, Salma Hayek, Richard Madden e Brian Tyree Henry, entre outros.
Estreia: 29 de outubro

GODZILLA VS. KONG
Com menos de US$ 400 milhões mundiais de bilheteria, “Godzilla II: Rei dos Monstros” decepcionou mais por colocar Godzilla, Mothra, King Ghidorah e Rodan como protagonistas de uma versão chatíssima e em inglês da “Casos de família”. Esperamos que a luta entre o lagartão e King Kong entregue o que os fãs querem: monstros caindo na porrada e destruindo Tóquio. Ou qualquer metrópole da vez.
Estreia: 19 de novembro

TURMA DA MÔNICA – LIÇÕES
O primeiro filme em live-action com a Turma da Mônica, “Laços”, foi um dos maiores sucessos do cinema nacional em 2019. Como não dá para deixar o tempo passar e ter adolescentes interpretando crianças, a adaptação de mais uma graphic novel dos personagens de Maurício de Sousa chega ao circuito para aproveitar as férias de final de primavera/início do verão.
Estreia: 10 de dezembro

DUNA
A série de livros de Frank Herbert ganhou uma adaptação em 1984, dirigida por David Lynch (!) e que se tornou um fracasso de crítica e público. Desta vez, a missão de levar a saga para a tela grande é do canadense Denis Villeneuve (“A chegada”, “Blade Runner 2049”), com Timothée Chalamet no papel de Paul Atreides.
Estreia: 17 de dezembro

UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK 2
Ok, “Um príncipe em Nova York” é uma das melhores comédias dos anos 80, tinha Eddie Murphy em grande forma, mas… Ninguém pediu, provavelmente ninguém se importa com uma continuação tão tardia. A história não é das mais originais, com o Príncipe Akeem (Murphy) tendo que voltar aos EUA quando descobre um improvável (e põe improvável nisso) filho, que seria então o herdeiro do reino fictício de Zamunda.
Estreia: 17 de dezembro

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.