Um clássico no teatro
Às 16h deste domingo, “Aladim e o gênio da lâmpada” entra em cena no Teatro Solar para a abertura da quinta edição do projeto “Diversão em cena”, promovido pela ArcelorMittal com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Nesta clássica história, o jovem rapaz pobre que, apaixonado pela princesa Jasmine, é enganado por um homem que o ajuda a se livrar dos guardas do palácio, ganhará um cenário projetado em 2D. Não se assuste quando vir um tapete mágico flutuando diante de seus olhos. A apresentação é gratuita, e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.
“É um clássico que traz a história de um jovem pobre e foge das tradicionais tramas de princesas. Além do mais, tem um estilo de encenação inovador”, comenta o diretor Diego Benicá, que assumiu o comando deste musical com produção da Cyntilante Produções. É sua estreia em um tipo de montagem com cenários exclusivamente virtuais. “Tentamos usar uma linguagem tecnológica, porque o universo do Aladim tem uma diversidade de ambientes muito grande. O cenário dialoga com os atores e é praticamente um personagem do espetáculo”, afirma. Em aproximadamente uma hora, o elenco terá a tarefa de cantar, ao vivo, as oitos músicas inspiradas em canções da Disney, e encantar com essa versão do conhecido conto “Aladim e a lâmpada maravilhosa”, da coletânea árabe “As mil e uma noites”.
Na lâmpada maravilhosa em uma caverna escura e mágica, Aladim encontra um gênio, cujos poderes poderão mudar sua trajetória de vida e dar-lhe o coração da amada Jasmine. “O gênio é muito engraçado e agrada crianças e pais. Ele sai um pouco da história e vem para a atualidade, quebrando o clima do espetáculo em alguns momentos tensos”, adianta Benicá.
Das dez peças do “Diversão em cena” programadas para este semestre, seis têm o dedo da Cyntilante Produções, de Belo Horizonte. Além de “Aladim…”, estão no pacote “O Menino Maluquinho”, “Os saltimbancos”, “A arca de Vinícius”, “A pequena sereia” e o inédito por aqui “Frozen – O show ao vivo”. “Somos uma companhia que tem a ArcelorMittal como patrocinadora quase exclusiva há três anos. Vamos a todas as cidades atendidas pelo projeto, e boa parte do nosso repertório já esteve em Juiz de Fora com casa lotada, como é o caso de ‘Os saltimbancos’. A empresa nos pediu que voltássemos com montagens que fossem do agrado de todos, por isso levaremos desde clássicos da cultura brasileira até mundiais. Foi uma estratégia para lançar o projeto com êxito de público. Sabemos que o clássico tem o seu lugar”, diz o produtor e diretor Fernando Bustamante. “O ineditismo do Aladim em Juiz de Fora fez com que a gente o escolhesse para a estreia desta edição”, afirma.
Fundada em 2006, a Cyntilante Produções tem um trabalho direcionado a musicais. Ao longo dessa estrada, foram postos de pé seis infantis e três adultos com uma turma de atores praticamente fixa. A expectativa de Fernando é trazer para o Solar, no segundo semestre, “A princesa Frida”, que conta a história da pintora mexicana Frida Kahlo para crianças, e “O que você vai ser quando crescer”, que conversa com os pequenos sobre as profissões.
ALADIM E O GÊNIO DA LÂMPADA
Neste domingo, às 16h
Teatro Solar
(Av. Presidente Itamar Franco 2.104)
Ingressos distribuídos com uma hora de antecedência