Terra sem sinos


Por Tribuna

28/04/2017 às 08h39- Atualizada 28/04/2017 às 09h16

Diz a lenda que se a gente não cantar “Capelinha de Melão” para São João, ele dorme e esquece de pastorear as nuvens, que se juntariam e formariam um grande dilúvio. Mas seria isso apenas uma lenda? Essa é a história de “Sinos de São João”, novo espetáculo infantojuvenil do Grupo Divulgação, que estreia nesta sexta-feira, dia 28. Com texto e música de José Luiz Ribeiro, arranjos de Dionísio Giovanini e coreografia de Wallace Oliveira, a peça segue em temporada até o dia 2 de julho, com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 16h45, no Forum da Cultura.

Vivabela é uma cidade que teve a palavra SINO retirada do dicionário logo após todos os sinos serem derretidos para virar canhões de guerra. Por isso, nenhum morador sabe o que é um sino. Os melódicos sons das baladas deram lugar aos ensurdecedores tiros de canhão. Tudo muda quando a curiosidade do menino João o faz querer cantar bem alto para acordar São João e salvar o mundo de um grande dilúvio.

PUBLICIDADE

Ninguém da cidade acredita no menino, nem mesmo sua própria mãe que insiste em dizer que toda essa história é apenas uma lenda. O que ninguém imagina é que o próprio São João daria uma missão ao garoto: Encontrar o último sininho sobrevivente do País dos Sinos, governado pelo Rei João, o Mandão.

Ao pedirem ajuda ao Maestro Sinfrônio e aos músicos da banda, João e seu amigo Zeca acabam encontrando um livro mágico que os transportam para o País dos Sinos. Chegando lá, o garoto descobre por que não existem mais sinos em sua cidade.

“A peça é uma grande metáfora sobre a paz. No momento de intolerância em que estamos vivendo, é bom que a gente fale com as crianças sobre a paz” ressalta José Luiz Ribeiro, autor e diretor do espetáculo.

No elenco, Márcia Falabella interpreta a mãe do menino João, vivido por Renan Souza. Ricardo Barros faz o papel de São João e Rei João, o Mandão. Marcus Saramela dá a vida ao Maestro Sinfrônio, e os músicos da banda são vividos por Dowglas Mota, Franklin Ribeiro e Victor Dousseau, que também interpretam os sinos: Sinim, Sinem e Sinão. O elenco ainda conta com os atores Ada Medeiros, Carolinne Ferreira, Felipe Rocha, Igor Santos, Juliana Satlher, Marina Lopes, Marina Metri, Paula Landim e Rachel Alexandre. Na sonoplastia, Aline Rodrigues e Luiz Eduardo Mendes, e na luminotécnica, José Luiz Ribeiro.

“Sinos de São João”
Estreia nesta sexta-feira, dia 28, às 20h30. Temporada sábados e domingos, às 16h45, no Forum da Cultura (Rua Santo Antônio 1.112 – Centro). 3215-3850. Até 2 de julho

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.