Pré-carnaval do Ingoma acontece neste sábado
Evento ocorre no beco, a partir das 20h, e marca o retorno do grupo ao carnaval desde o início da pandemia
A folia carnavalesca em Juiz de Fora já começou e, neste sábado (28), acontece o Baile de Pré-Carnaval do Ingoma na festa Beco Tropical, no Beco, a partir das 20h. O evento marca o retorno do grupo ao carnaval desde o início da pandemia, e promete agitar quem estiver presente. A programação prevê show e bloco do Ingoma, roda de samba com Roger Resende e DJ Marcelo Castro.
O evento é um “esquenta” para o cortejo principal do Ingoma, que acontece dia 11 de fevereiro, no Calçadão da Rua Halfeld. Os pré-carnavais do Ingoma já são uma tradição e também marcam o reencontro do grupo após o recesso de fim de ano. A intenção, além de fazer um som, é mobilizar o público e divulgar o cortejo, que é o resultado de um ano inteiro com as oficinas de tambor mineiro do grupo.
De acordo com Táscia Souza, assessora e integrante do grupo, com a proximidade do carnaval acontece uma mistura de sentimentos, de expectativa e euforia. “Durante todo o ano participamos de outros shows e apresentações, em espaços culturais como o Beco, em teatros, em festivais, em escolas, em comunidades. Mas, por ser a maior festa popular da cidade e do país, também é o momento em que o bloco se apresenta mais robusto, com o maior número de integrantes, e atinge um público de milhares de pessoas, conta.
O evento promete trazer dois ritmos da cultura popular brasileira: o samba e os tambores mineiros, que trazem toques típicos do congado mineiro. Com 15 anos de trajetória, o Ingoma estuda a cultura popular, principalmente, no que se refere às manifestações musicais mineiras. O trabalho artístico desenvolvido conta com composições autorais e também com o ensino musical através de oficinas de tambor mineiro.
Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/show-ingoma-baile-pre-carnaval/1848121) ou pelo número de WhatsApp do Beco: (32) 99804-2495. A casa está localizada na Avenida Garibaldi Campinhos, 38, Vitorino Braga.
Faça parte do Ingoma
A oficina de tambor mineiro do Ingoma tem três módulos e um grupo de estudos, nos quais se aprendem ritmos e toques típicos do congado mineiro e da cultura afro-brasileira. O módulo um é para alunos iniciantes, momento em que são trabalhados a musicalização e os cinco ritmos base: Marcha Grave, Ijexá, Moçambique Serra Acima, Congo e Moçambique Serra Abaixo. Já o módulo dois conta com a continuidade desses ritmos e suas viradas especiais. O último módulo é o três e nele são trabalhados novas variações e viradas mais complexas, além de outros ritmos. Os interessados em fazer parte do batuque dos tambores mineiros poderão participar das oficinas do Ingoma. As inscrições vão ser abertas após o carnaval e as aulas começam em março. Dá pra acompanhar tudo pela rede social do @ingoma_ingoma.