Novo filme de Guillermo del Toro, ‘O beco do pesadelo’ estreia nesta quinta

Produção é a primeira do diretor mexicano desde “A forma da água”, que deu a ele os Oscars de melhor direção e filme


Por Júlio Black

27/01/2022 às 07h00

Personagens de Cate Blanchett e Bradley Cooper tentar dar o golpe da mediunidade em “O beco do pesadelo” (Foto: Reprodução)

A cinematografia do mexicano Guillermo del Toro costuma ser marcada por histórias em que encontramos monstros, demônios, criaturas fantásticas, kaijus e robôs gigantes. Basta lembrar de filmes como “A espinha do diabo”, “O labirinto do fauno”, “Hellboy”, “Círculo de Fogo” e “A forma da água”, que rendeu ao cineasta os prêmios de direção e melhor filme no Oscar de 2018, além do Leão de Ouro no Festival de Veneza. “O beco do pesadelo”, seu primeiro longa em mais de quatro anos e que estreia no Brasil nesta quinta-feira (27), tem lá seus monstros, mas eles estão nas sombras das almas dos seres humanos.

O longa começou a ser filmado em janeiro de 2020 e precisou interromper os trabalhos dois meses depois, por causa da pandemia, retornando em setembro do mesmo ano, com as filmagens concluídas num prazo de três meses. A produção é uma adaptação do livro homônimo de William Lindsay Gresham, lançado originalmente em 1946, e nem é a primeira versão para os cinemas: no ano seguinte ao lançamento do livro, Edmund Goulding dirigiu “O beco das almas perdidas”, que tinha Tyrone Walker e Helen Walker como protagonistas. A nova versão também capricha nos nomes conhecidos, entre eles Bradley Cooper, Cate Blanchett, Rooney Mara, Willem Dafoe, Toni Collette, Davis Strathairn, Ron Perlman e Richard Jenkins.

PUBLICIDADE

Mediunidade de araque

O filme já começa com um grande mistério, com o personagem principal, Stan Carlisle (Cooper), arrastando um cadáver e ateando fogo em uma casa isolada. Depois, ele cruza caminho com um circo grotesco, comandado por Clem Hatley (Dafoe), que é levado pelo carisma de Stan e o contrata como faz-tudo do circo. Ele logo se envolve com a jovem e ingênua Molly Cahill (Mara) e faz amizade com o casal formado pela taróloga Zeena The Sheer (Collette) e o mentalista Pete (Strathairn), e com eles aprende os truques que permitem adivinhar as respostas feitas pela plateia. Ambicioso, o charlatão parte com Molly e começa a ganhar muito dinheiro em Nova York explorando a elite da cidade com seus truques, fingindo ser médium.

O dinheiro passa a entrar mais fácil quanto ele conhece a psiquiatra Lilith Ritter (Blanchett), que parece ser mais corrupta e ambiciosa que Stan e o ajuda a enganar os ricos e poderosos a partir das informações que obtém nas sessões com seus pacientes. Um dos golpes mais ambiciosos é tentado contra o ricaço Ezra Grindle (Jenkins). A ambição da dupla, porém, vai levá-los a um caminho cada vez mais perigoso, em uma trama marcada pelo suspense, drama e a maldade que se esconde no coração das pessoas.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.