Filme rodado em JF reúne elenco consagrado local e nacionalmente


Por Guilherme Arêas

24/07/2015 às 18h51

O diretor Samir Hauaji entre os quatro jovens atores que integram o Projeto “Gente em primeiro lugar”, da Prefeitura (Foto: Divulgação)
O diretor Samir Hauaji entre os quatro jovens atores que integram o Projeto “Gente em primeiro
lugar”, da Prefeitura (Foto: Divulgação)

A consagrada atriz Laura Cardoso e o ator revelação do premiado “Central do Brasil”, Vinícius de Oliveira, que se destacou como protagonista desse clássico do cinema nacional ao lado de Fernanda Montenegro, integram o elenco do curta “Barbante”, que será rodado em Juiz de Fora a partir da próxima semana. A produção conta ainda com dois gigantes do teatro juiz-forano, José Luiz Ribeiro e Marcia Falabella, além de jovens que integram projetos sociais de teatro na cidade. Com roteiro de Daniel Couto e direção de Samir Hauaji, o filme parte do sumiço do cachorro Barbante para revelar aspectos cotidianos de um pequeno bairro do subúrbio. As gravações estão agendadas para acontecer entre os dias 1º e 4 de agosto, nos bairros Poço Rico, Vitorino Braga e Benfica.

“Eu passei minha vida toda no Poço Rico e, pelo fato de brincar na rua e relacionar mais proximamente com os vizinhos, acabei criando vínculos. Até no comércio você repara este tipo de relação, seja cortando o cabelo com o vizinho, fazendo as compras na mercearia ou anotando produtos na caderneta da padaria. Foi observando esse universo que decidi escrever a história”, conta Daniel, que redigiu o roteiro com auxílio do diretor Samir.

PUBLICIDADE

A produção foi contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei Murilo Mendes e dará oportunidade para quatro jovens atores, entre 11 e 13 anos, do Programa Gente em Primeiro Lugar, desenvolvido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa e da Associação Cultural Arte e Vida (Acav). Desde 2009, o projeto oferece a crianças e adolescentes de diversos bairros e comunidades da cidade o acesso a atividades de arte e cultura gratuitas. Ainda no elenco do filme, o diretor de fotografia de Juiz de Fora Mauro Pianta sai de trás das câmeras e dá vida a um dos personagens da narrativa.

 

Para todos os públicos

Barbante sumiu. Seu dono, o pequeno Zeca, de 13 anos, sofre com a ausência e tenta, a todo custo, encontrar seu cachorro desaparecido. Este drama é o ponto de partida para a produção, que pretende apresentar ao espectador a vida dentro e fora das casas, mostrando o contexto das estruturas familiares e das relações pessoais que compõem este ambiente bairrista. A amizade entre os garotos, a mercearia como ponto de encontro, a amargura de um romance platônico e um amor interrompido pela morte. Tais situações compõem um mosaico que ainda preserva características singulares, algo que, com o passar dos anos, vem perdendo espaço com a realidade apressada e verticalizada das cidades. Portanto, o filme, conforme seus produtores, é voltado para todos os públicos, seja pela identificação com as histórias, personagens ou com o próprio bairro.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.