Evento reúne fãs de jogos de tabuleiro e cartas em JF
Aficionados por jogos ‘desplugados’ vão se encontrar neste sábado (24) para a primeira edição de 2018 da Colexcon
Evento que teve início em 2016 se tornou referência entre a turma da cultura nerd/geek, a Colexcon – Encontro de Colecionadores e Artistas parte para sua terceira temporada neste sábado (24), a partir das 10h, no Santa Cruz Shopping, apostando em um novo formato. Para este ano, a ideia é dedicar edições temáticas para cada edição, e a primeira delas será dedicada aos jogos não eletrônicos, que envolvem os board games (os tradicionais jogos de tabuleiro), card games e RPG.
Segundo uma das responsáveis pela organização do evento, Priscila Montini, 38 anos, as outras edições já confirmadas serão dedicadas aos quadrinhos (14 de abril), Copa do Mundo (9 de junho), Monarquia do Brasil (18 de agosto) e Dia das Crianças (6 de outubro. O objetivo, a princípio, é não repetir o formato do ano passado, em que foram realizadas dez edições – considerado excessivo e cansativos pelos responsáveis – e também para reforçar a presença de públicos específicos em cada edição.
“Essa edição de jogos não eletrônicos deve chamar a atenção dos mais velhos, que são mais interessados nessa modalidade e que muitas vezes não compareciam para pagar ingresso (nos eventos pagos) apenas para participar dos jogos”, explica. “Além disso, com a variedade de opções, eles reclamavam do excesso de barulho devido a outras atividades, o que dificultava a concentração. Por isso resolvemos desmembrar o evento em vários nichos, como experiência. No dia 18 de março, por exemplo, teremos o ‘Dance – No ritmo da batida’ no Mariano Hall, com as competições de ‘Just Dance’, cosplay e K-Pop.”
Para o evento deste sábado, os organizadores tradicionais (além de Priscila, Igor Sell, Roberto Sousa, Paulo Henrique Delgado e Luís Otávio Pinheiro Lima, um dos principais filatelistas do Brasil), o Colexcon terá a turma do Condado Nerd Brasil (CNBr) dando uma força nos card games, que terão prêmios oferecidos pela loja Point Geeks. Dentre os jogos programados estão “Pokémon”, “Magic”, “Battle Scenes” e “Yu-Gi-Oh!”. O grupo Joga JF fica responsável pelos board games “Survive” e “Flash Point”, com explicação sobre as regras para os interessados em participar. E Loanda Andrade vai organizar as mesas de RPG, que terão jogos como “Lobisomem”, “13ª Era” e “Chopstick”, entre outros. No caso dos RPGs, é preciso garantir vaga na página do evento no Facebook, a RPG – Colexcon Jogos.
Além dos jogos, a primeira Colexcon de 2018 terá exposição de selos, moedas e memorabilia nerd por conta de Luis Otávio; venda de bottons da Prichan e de card games e miniaturas; e acessórios da LoliKa Cute.
Hora de sair da toca
A galera que curte board, card games e afins já está no clima do evento. Aficionado dos card games desde a infância, Léo Souza, 27 anos, é presidente do Condado Nerd Brasil e vê no evento temático uma oportunidade de os apaixonados pela modalidade se encontrarem. “Aqui em Juiz de Fora as pessoas precisam de um espaço para se reunir e falar dos jogos, praticar, criar novos amigos e não ficar apenas em casa”, afirma. Prova de que há gente para tanto são as mais de mil pessoas que interagem nos sete grupos do WhatsApp criados pelo Condado, fundado em 2015, que tratam não só de card games, como também de Sword Play (batalhas de espada), cultura oriental, K-Pop, jogos eletrônicos como “League of Legends” e dois para cultura pop/nerd em geral, e que também se organizam em caravanas para eventos fora da cidade.
Michael Kappel, 20 anos, é apaixonado por card games a ponto de participar de competições de nível nacional, e tem como especialidade o “Yu-Gi-Oh!”. “Gosto muito de videogames também, mas os card games têm essa peculiaridade de você ter que criar a estratégia a partir das cartas que recebe. Às vezes, você está à beira da derrota, e uma carta pode mudar todo o jogo, esse diferencial é que torna tudo mais divertido”, anima-se.
Quem se considera um nerd clássico, daquele que joga card games, board games e RPG, é Erich Magalhães, 22 anos. E tudo começou na infância, no Colégio Granbery, quando se deu conta de que não era bom nos esportes – em particular o futebol – e queria algo para fazer durante o intervalo. Foi então que percebeu uma galera mais velha disputando os tais jogos não eletrônicos. “Acabei me interessando, e foi logo na época que surgiu o ‘Yu-Gi-Oh!’. Depois passe para o ‘Pokémon’, e há mais de dez anos jogo ‘Magic’. Também passei a me interessar por videogames, e me tornei o típico nerd.”
Viciada em videogames, animes e filmes de super-heróis, Ana Beatriz Krepke, 21 anos, também participa das partidas de card games e jogos de tabuleiro, mas reclama da pouca presença das meninas no meio. “Houve um campeonato em que eu era a única mulher participando, e até estava vencendo algumas partidas, mas me senti sem graça de estar ali sozinha e acabei indo embora”, confessa. “Alguns ainda estranham, mas muitos acham normal, o importante é que fiz muitas amizades e busco incentivar minhas colegas a jogarem.”
Evento cresce a cada ano
A Colexcon teve início em 2016, como conta Priscila, graças a um convite do próprio Santa Cruz Shopping, que estava interessado em promover um evento de colecionadores. Por sugestão da Tsuru Eventos e da Enacol (Encontro Nacional de Colecionadores), foram inseridas outras atrações, como a exposição de artistas e os games. Foram duas edições na primeira temporada, mais dez na segunda, e as já confirmadas cinco para o terceiro ano. Em média, de 300 a 400 pessoas participam de cada edição, sem contar os curiosos que passam pelo local do evento, gratuito.
“Foi uma ideia feliz do pessoal do Santa Cruz Shopping, o evento cresce a cada edição, ainda mais por ser num local de grande movimento”, diz Priscila Montini. “O Colexcon ajuda o público a conhecer essa cultura que muitas vezes fica restrita a eventos em colégios ou centro culturais, que envolve o pessoal dos games, do colecionismo, os talentos do desenho. Aí esse pessoal não só passa a conhecer esse universo, como muitas vezes se interessa e deixa de ter a noção de que a cultura nerd é restrita aos filmes.
Prova do sucesso da empreitada é o convite que receberam para participar com o Colexcon dos Jogos da Calourada do IAD, da UFJF, entre os dias 12 e 19 de março, em que apresentarão os card e board games, além dos RPGs, para os alunos, além de palestras.