Iniciativa de JF, Criadoria oferece palestras e workshops on-line

Projeto criado por músico, publicitário, empreender e empresário tem a primeira rodada de palestras até o dia 31 deste mês


Por Júlio Black

22/05/2020 às 17h58

Um dos participantes da primeira rodada de palestras é o editor da Tribuna e vocalista do Martiataka, Wendell Guiducci, que realiza a palestra gratuita “Pequenos textos para pequenas telas” neste sábado (23), às 11h (Foto: Fernando Priamo)

Os últimos meses têm sido marcados pela pergunta “o que fazer em casa?”. Entre as opções estão maratonar séries, filmes, dar um trato na casa, assistir a essa enxurrada de lives, aprender algo novo e também compartilhar conhecimento – por que não, ora pois? Para quem deseja ampliar ou dividir conhecimento e experiências, o projeto Criadoria organiza até o próximo dia 31 uma série de palestras e workshops ao vivo e on-line – muitos deles gratuitos – nas mais diversas áreas.

O Criadoria é um projeto tocado pelo músico e empresário Luqui Di Falco, o publicitário Ralph Vianna, o empreendedor Walbert Vianna Jr. e o empresário André Luiz Pereira. O projeto surgiu em junho de 2019 e deveria ter sido lançado em janeiro, mas acabou vindo à tona em meio à pandemia do novo coronavírus. “A ideia surgiu com o intuito de ser uma plataforma on-line que distribui cursos e workshops de aptidões pessoais capazes de serem profissionalizantes. Coisas que a gente sabe fazer naturalmente, como organização, desenho, texto, pintura, música, arte e tudo mais, e poder ensinar para que outras pessoas se aprimorem e tenham uma possibilidade de ganha-pão extra”, explica Luqui Di Falco.

PUBLICIDADE

“Nosso objetivo é transformar a classe artística e pessoas ligadas à economia criativa em um catálogo funcional on-line”, acrescenta. “Temos muitos talentos que podem contribuir para o desenvolvimento do próximo. A plataforma veio para ficar, e iremos ter formatos de interação com o consumidor de forma muito variada. Ofereceremos sempre conteúdos relevantes e atuais, alguns de forma gratuita e outros de forma paga.”

Devido à necessidade de isolamento e distanciamento social provocada pela Covid-19, Luqui explica que as atividades iniciais do Criadoria – que tiveram início na quarta-feira (20) – estão sendo feitas ao vivo, bastando ao interessado fazer a inscrição na plataforma Sympla através do site da Criadoria. “Vale ressaltar que as atividades futuras usarão uma tecnologia mais avançada que desenvolvemos, e um espaço de relacionamento com os alunos muito inovador”, antecipa.

Quanto aos participantes das primeiras palestras e workshops, o músico e empresário conta que o grupo fez contato com pessoas em que eles enxergaram potencial para compartilhar conhecimento. “Perguntamos o que elas fazem bem naturalmente e poderia virar um conteúdo. É engraçado que muitas vezes chegamos a conclusões opostas à que a imagem do profissional defende. É o caso do Rhee Charles, que, ao invés de uma live sobre canto, decidimos fazer sobre capas de discos impulsionando as vendas. Nós basicamente aplicamos os conceitos do marketing digital ao redor das propostas, e a transformação começa.”

Novos rumos

Sobre a importância de compartilhar experiências e conhecimentos no atual contexto, Luqui Di Falco acredita que o Criadoria chega em um momento em que muitos procuram um novo caminho, uma nova fonte de receita. “E a gente acredita que tem tanta gente talentosa e com boa intenção que é capaz de fornecer esse caminho, inclusive nós. Nos sentimos vivos e motivados de poder estar contribuindo para a evolução do próximo”, anima-se, lembrando que o projeto chegou para ficar. “Nossa campanha de palestras e workshops iniciais se chama ‘De pessoas para pessoas’ e dura até o dia 31. Em junho iniciamos uma nova campanha e trajetória.”

Um dos participantes da primeira rodada de palestras é o editor da Tribuna e vocalista do Martiataka, Wendell Guiducci, que realiza a palestra gratuita “Pequenos textos para pequenas telas” neste sábado (23), às 11h. “É minha primeira experiência numa iniciativa desse tipo (palestra on-line). Aceitei o desafio logo de primeira, um pouco inseguro, confesso, mas acho que é uma oportunidade legal para trocar conhecimento, poder colaborar com alguma informação e aprender também”, diz.

Sobre o que o público pode esperar, Guiducci afirma ter a expectativa de um bom bate-papo. “Vou levar alguns pontos de vista sobre os microtextos nos ambientes virtuais, recuperar um pouco dessa tradição do texto breve – que não nasceu com o Twitter -, falar sobre o papel da brevidade na contemporaneidade, quando estamos tão desatentos e tão apressados para tudo, até mesmo para consumir informação.”

Criadoria

Para saber a programação, horários e como se inscrever, entre no site criadoria.com.br ou clique aqui Criadoria

O conteúdo continua após o anúncio

Instagram: @criadoriabr

Facebook: criadoriabr

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.