Festival Primeiro Plano anuncia melhores curtas desta edição


Por Tribuna

21/12/2014 às 07h00

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades premiou os melhores curtas desta 13ª edição na noite deste sábado (20), no Cinearte Palace, que voltou a receber o evento este ano. O melhor filme da Mostra Competitiva Mercocidades, que reúne produções do Brasil e de mais três países da América do Sul, foi “Ilha”, do diretor paraibano Ismael Moura. O curta de 15 minutos conquistou o júri ao retratar um senhor de certa idade que se vê só, cuidando de seu filho autista, o que requer muita paciência e tolerância, numa guerra inteira a ser travada todos os dias em meio ao isolamento. Já pelo voto popular, quem levou a melhor foi o curta “Guida”, da paulista Rosana Urbes.

Entre as produções de Juiz de Fora e de cidades da Zona da Mata, quem venceu pelo voto do público foi “Sansão”, do jornalista David Azevedo, que também recebeu menção honrosa dos organizadores. Já os diretores de “Marx pode sair” vão receber prêmio em dinheiro para realizar uma nova produção audivisual que será apresentada no festival de 2015. Eles venceram o Prêmio Incentivo Primeiro Plano.

PUBLICIDADE

Ao longo dos seis dias de festival, foram exibidos 30 curtas da Zona da Mata mineira na Mostra Competitiva Regional e outras 23 produções brasileiras e de mais três países da América do Sul na Mostra Competitiva Mercocidades, além de longas e curtas que não concorriam a prêmio.

Este ano, o festival trouxe o tema “Inter-sessões”, que propôs um cinema ampliado para além das fronteiras estéticas e discursivas que o cerca. Entra em pauta uma produção que já não se define somente pelo seu dispositivo, mas também pela maneira como o espectador interage com a imagem.

Confira os vencedores

Júri Oficial Mercocidades
Melhor Filme: Ilha, de Ismael Moura
Melhor Direção: Tatiane Enzweiler, por Servido com Candura
Melhor Roteiro: Álvaro Sarmiento e Elizabeth Lino, por Kay Pacha
Melhor Concepção Fotográfica:Bruno de Sales, por Ilha
Melhor Concepção Sonora: Guile Martins, por Hospedeira
Melhor Montagem: André Felix, por A Cor do Fogo e a Cor da Cinza
Melhor Direção de Arte: Isadora Reimão, por Rubras Mariposas
Melhor Trilha Musical: André Travassos, por 2132 km
Melhor Ator: Fernando Teixeira, por Ilha
Melhor Atriz: Aline Jones, por Servido com Candura
Melhor Primeiro Plano: Caleidoscópio
Prêmio Especial do Júri: Guida, de Rosana Urbes
Menção Honrosa, Direção de Atores: Jacklegal

Júri Popular
Voto do Público Mostra Competitiva Mercocidades: Guida, de Rosana Urbes
Voto do Público Mostra Competitiva Regional: Sansão, de David Azevedo

Júri Jovem
Hospedeira, de Rita Carelli

Prêmio Incentivo Primeiro Plano
Marx Pode Sair, de Carol Caniato, Eduardo Malvacini, Otávio Campos, Rafaella Pereira de Lima e Stephanie Costa

Menção Honrosa
Sansão, de David Azevedo

O conteúdo continua após o anúncio

Prêmio José Sette
Maizena – Palhaço do Mundo, de Samuel Fortunato

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.