Músicos homenageiam Villa-Lobos nesta quinta-feira

Concerto traz a proposta de trabalhar a música brasileira, com os traços eruditos clássicos do músico, e refletir sobre o futuro da musicalidade no Brasil  


Por Tribuna

20/12/2017 às 19h13- Atualizada 21/12/2017 às 08h06

O concerto “Villa-Lobos – 130 anos de nascimento”, apresentado pela soprano Isabela Bianchi e os pianistas Maria Alice de Mendonça e Tiago Perissinotto, prestigia a obra de um dos músicos de maior projeção nacional e internacional em um dos melhores lugares para a reflexão sobre música: o meio acadêmico. O concerto, que acontece nesta quinta (21), traz a proposta de trabalhar a música brasileira, com os traços eruditos clássicos do músico, e refletir sobre o futuro da musicalidade no Brasil.

“Ele foi o compositor que valorizou o Brasil, o nosso folclore e sempre acreditou na luta para que a educação musical seja voltada, principalmente, a crianças. Queremos propor à plateia a pensar conosco: Como será a música brasileira em 2018?”, conta a pianista Maria Alice de Mendonça.

PUBLICIDADE

Reconhecida internacionalmente e autora de diversas pesquisas sobre música e piano,  Maria Alice se apresentará junto de Isabela Bianchi no recital “As canções”: as quatro canções da Floresta do Amazonas de Villa-Lobos e outras canções brasileiras, francesa e alemã”. Isabela Bianchi destaca que, junto de Maria Alice, fez adaptações, buscando uma apresentação única da obra. ” Fomos levadas a uma pesquisa sobre como transmitir o pensamento original de uma obra feita para canto e orquestra em um concerto de câmara para canto e piano. Pensamos muito em como o piano traduz uma orquestra inteira e como a voz precisa se adaptar a esse contexto.” O estudante de 16 anos Tiago Perissinotto, que também tem Maria Alice como tutora, apresentará obras de  grandes nomes e finaliza com solo do homenageado. O pianista trará  “Polichinelo”, composta por Villa-Lobos em 1918, e que encantou músicos do mundo.

“Villa-Lobos – 130 anos de nascimento”Nesta quinta-feira (21), às 20h, no auditório Geraldo Pereira, no Instituto de Artes e Design (campus UFJF) 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.