Receita de Família


Por JÚLIA PESSÔA

19/07/2015 às 07h00

“As pessoas têm a ideia errada de que comer fora, se não for em comida a quilo, é caro.” É assim que o chef Pablo Oazen começa a falar do menu de almoço do Garagem Gastrobar, que está de casa nova, no Bairro São Mateus. Na “Cozinha de mercado”, nome que batiza o cardápio que opera entre 11h30 e 14h30, os ingredientes são velhos conhecidos na mesa do brasileiro, sobretudo o mineiro: arroz, verduras variadas, frango, carnes de segunda, peixes, entre outros. “A ideia é mostrar que é possível criar pratos incríveis com produtos do dia a dia. O cardápio muda toda semana, porque monto de acordo com os itens que encontro na feira. É tudo fresco, mas sem frescura. Acho que é um papel social importante mostrar às pessoas que a comida pode ser, ao mesmo tempo, saudável, gostosa e barata.”

O arroz caldoso de frango com legumes, receita deste domingo, é uma das opções que já apareceram no cardápio do Garagem. “Adoro arroz, e o que dá o toque especial nessa receita é o caldo, que é o mesmo da marinada em que se assa o frango. Associado a verduras, especialmente o jambu, típico do Pará, o prato resulta em um sabor muito interessante.” Pablo acrescenta que o preparo é tão versátil que é possível substituir o frango por diversos ingredientes. “Dá para usar um peixe mais firme, carne vermelha, costelinha de porco, basta manter a regra de desfiar uma parte da carne e utilizar um pedaço inteiro em cima do arroz”, orienta o chef.

PUBLICIDADE

Além de priorizar ingredientes rotineiros, Pablo faz questão de valorizar fornecedores locais. “Minha proposta é atender todo mundo, usar produtos simples, trabalhar com comida de boteco, servir cerveja barata e cara. A intenção é difundir a cozinha mineira e brasileira a um preço que todos possam pagar, e com uma apresentação que fuja ao óbvio.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.