O potencial ecológico e artístico de Sarandira

Um grupo de artistas da capital mineira se uniu a um projeto cultural local para transformar o estigma de uma vila na Zona Rural de Juiz de Fora. O resultado é um documentário que será exibido neste fim de semana


Por Carime Elmor

18/01/2018 às 20h01- Atualizada 18/01/2018 às 21h15

O convite para conhecer Sarandira é para ser ecoado. Especialmente neste fim de semana, quando nos dias 20 e 21 de janeiro a pequena vila com 250 moradores vai estar em festa. E olha que em décadas passadas as festas tradicionais de Sarandira eram um enorme atrativo para toda região. Na tentativa de retomar a autoestima de um povo que está deixando suas terras desencorajado em enxergar beleza e potencial na comunidade onde nasceu, o projeto Carabina Cultural – organização da sociedade civil – tem realizado uma programação cultural diversificada conectando seu povo à sua própria história e espaço.

PUBLICIDADE

Em 2017, a turma do Carabina decidiu enviar uma carta contando sobre Sarandira para um edital de residência artística, aberto pelo Instituto Amado, em Belo Horizonte. Logo veio o resultado. O distrito foi escolhido para receber o projeto “Vilas Brasileiras”. Artistas da capital pintaram muros e paredes do local e gravaram toda a ação. Neste sábado, às 20h, Clara Valente, João Maciel, Baba Jung, Alexandre Rato e Thiago Alvim, acompanhados de Bernardo Biagioni, diretor de conteúdo e curador de projetos do Instituto Amado, e Fernando Biagioni, diretor de audiovisual, lançam o documentário “Residência Sarandira”, no Centro do distrito, compartilhando espaço com a produção cultural local e a música de tradição repentista.

A agenda do evento, com a presença dos integrantes da residência em Sarandira, conta com uma feira de artesanato e gastronomia de produtores locais, inauguração do “Circuito dos Murais Encantados de Sarandira”, com visita guiada pelos seus próprios criadores, os artistas muralistas e escultores, concertos de repentistas convidados e discotecagem em vinil durante todo o dia. Literalmente a cidade estará em plena festa e aberta a receber visita de quem quiser fortalecer o projeto e também ter uma vivência em um local a 30 km do Centro urbano de Juiz de Fora.

Festa de lançamento do documentário “Residência Sarandira”

Sábado (20), das 14h às 22h, e domingo (21), das 14h às 19h.

Dias 20 e 21, a partir das 14h – Feira de artesanato e gastronomia de produtores locais
Dia 20, às 17h, e dia 21, às 10h – Inauguração do “Circuito dos Murais Encantados de Sarandira”, com visita guiada
Dia 20, às 20h – Estreia do documentário Residência Sarandira e bate papo
Dia 20, às 21h – Música com a participação de repentistas convidados
Discotecagem em vinil durante todo o dia a partir das 14h

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.