Mitologia e folclore brasileiro


Por Tribuna

18/01/2015 às 07h00

Em sua primeira individual, a estudante de artes e design da UFJF Eliza Möller reúne nove quadros com imagens em técnica mista até 13 de março, na Flux Negócios Café Idiomas. A artista conta que “Zambiapunga” nasceu inspirada no folclore e na mitologia, tendo como processo criativo a cafeína. “O café foi de grande importância porque foi o meu ‘barato’ para criar. Por isso, existe pelo menos uma xícara em cada ilustração”, diz Eliza, explicando o título escolhido para a mostra de estreia. “Estava procurando manifestações folclóricas da Bahia e encontrei a incrível Zambiapunga, que ocorre na madrugada do dia 1° de novembro, Dia de Todos os Santos e véspera de Finados. Nessa manifestação, homens se vestem com máscaras, roupas coloridas e papeis de seda, dançando e cantando com instrumentos de percussão. Fiz um desenho baseado no evento, e o nome não saia da minha cabeça: Zambiapunga, Zambiapunga, Zambiapunga, Zambiapunga!”.

ZAMBIAPUNGA. Visitação de segunda a quinta-feira, das 9h às 19h, sexta e sábado, das 9h às 21h, na Flux Negócios Café Idiomas (Rua Halfeld 127 – Galeria Pio X – 2º andar – Centro). Até 13 de março.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.