500 vozes, juntas, fortalecendo a música de coral

XV Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil acontece em JF a partir desta quarta


Por Carime Elmor

17/07/2018 às 18h00- Atualizada 18/07/2018 às 16h25

Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia, regido pelo maestro Diego Pedrosa Frizero, abre evento com peças nacionais e internacionais no repertório (Foto: Divulgação)

O Colégio Academia recebe nesta quarta-feira, 18, 13 coros da Federação dos Meninos Cantores do Brasil, além de outros cinco convidados da região. Os cantores e seus respectivos maestros, além de instrumentistas que irão acompanhá-los em concertos, chegam à aproximadamente 500 pessoas. Esse é o XV Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil, e, pela segunda vez, a programação que vai do dia 18 ao domingo, 22, vai integrar o Festival de Música Antiga.

Para a cerimônia de abertura, após as federações se reunirem e acomodarem-se em suas hospedagens, haverá o concerto do Coral Mater Verbi dos Meninos Cantores da Academia, que neste mês completa 65 anos. A apresentação é às 19h no Cine-Theatro Central, sendo que os convites serão distribuídos nesta quarta-feira, 18, no Pró Música, das 8h30 às 17h30. O Coral Mater Verbi é sócio cofundador da Federação, que dá nome ao Congresso, e é, desde sua criação, membro da Federação Internacional dos Pueri Cantores. O coro, regido pelo maestro Diego Pedrosa Frizero, será acompanhado pela pianista Larissa Del Lhano. No repertório, os cantores apresentarão Max Reger, Jean-Baptiste de Lully, além de duas peças brasileiras: “Liberdade”, do compositor e professor da USP, Ronaldo Miranda, e uma marcha composta para o carnaval de 1967 chamada “Máscara Negra”, do sambista Zé Keti.

PUBLICIDADE

Na quinta-feira, 19, além do coro da Academia, outros cinco federados, Canarinho de Petrópolis, Pequenos Cantores de Cássia, Canarinho de Itabirito, Arautos do Grande Rei e Coro Carpe Diem, irão se apresentar no Cine-Theatro Central. Na sexta-feira, 20, é a vez de os Canarinhos de Campo Largo, Meninos Cantores de Campinas, Mater Ecclesiae, Meninos Cantores de Nova Erechim, Meninos Cantores da Catedral de Novo Hamburgo, Meninos Cantores do Divino Espírito Santo de Pratápolis e Pequenos Cantores de Passos apresentarem-se nesta ordem. Promover o intercâmbio de ideias, além de diversificar o repertório entre músicas sacras, barrocas, eruditas, popular e folclórica é o objetivo desse encontro, que une cantores de toda Região Sudeste para fortalecer o movimento de coros e estimular o estudo e a prática do canto coral.

No sábado, 21, aproveitando o movimento do comércio, alguns coros irão fazer uma caminhada pela cidade e espontaneamente apresentarão peças no percurso. “Os coros estarão conhecendo pontos turísticos, e a população poderá ser surpreendida com breves apresentações”, garante Diego, maestro do Mater Verbi. Além disso, as missas noturnas da Igreja Bom Pastor, Igreja São Mateus, Igreja Santa Terezinha, Igreja São José e Catedral Metropolitana receberão os coros para apresentações após a eucaristia.
O encerramento do congresso, no domingo, 22, será às 10h, em uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora Dom Gil Antônio Moreira. “O repertório traz a Missa de São Miguel, de Padre Jorge Braun, cantos gregorianos e autores como Monsenhor Marco Frisina e Mozart”, adianta.

Meninos Cantores do Brasil

Quarta – dia 18
Abertura – Concerto de gala com Coral Mater Verbi Academia
Cine-Theatro Central – 19h
Convites distribuídos no Pró-Música, das 8h30 às 17h30

Quinta – dia 19
Concerto de gala Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil
Cine-Theatro Central – 19h

Sexta – dia 20
Concerto de gala Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil
Cine-Theatro Central – 19h

Sábado – dia 21
Missa nas paróquias hospedeiras – 19h

O conteúdo continua após o anúncio

Domingo – dia 22
Missa de encerramento na Catedral Metropolitana – 10h

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.