Sessão de cinema na UFJF debate arte e matemática


Por Nathalia Carvalho

16/05/2016 às 13h22- Atualizada 16/05/2016 às 13h28

O curso de Matemática da UFJF está convidando estudantes de licenciatura e bacharelado na área, professores e comunidade acadêmica para participarem do projeto “Cinemática – Cinema e Debate”, que promove sessões de cinema voltadas à formação de professores de matemática. A primeira sessão acontece na próxima quinta-feira (19), às 19h, com o filme “Decálogo 1 – Amarás a Deus sobre todas as coisas”, do diretor polonês Krzysztof Kiéslowski. A exibição será feita no Anfiteatro do Departamento de Matemática, localizado no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

A ideia é promover encontros quinzenais em que seja promovida uma apresentação sobre o que é o filme, seguida da exibição e de debate em torno da cultura escolar e científica. Serão dez filmes apresentados neste primeiro momento, e as sessões contam com vagas limitadas. Não há necessidade de inscrição prévia. Segundo a assessoria da instituição, por se tratar de uma ciência exata e repleta de teorias, a matemática ainda é o fantasma de muita gente desde a escola até a vida adulta. O projeto visa atender novas demandas das Políticas Públicas da Educação Brasileira, que tratam de maior inclusão, métodos de ensino e aprendizagem da matemática, além de propor a integração entre a ciência matemática e a arte, aproximando as duas áreas e facilitando a aprendizagem de um modo geral.

PUBLICIDADE

Próximas sessões
Além desta quinta, há sessões do projeto previstas para os dias 2, 16 e 30 de junho. Em julho, a sessão deve ocorrer no dia 14. Estão previstos para serem exibidos os filmes “O jogo da imitação” e “Clube do Imperador”,  que são centrados em professores ou cientistas e retratam dilemas que os personagens principais enfrentam em seu contexto.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.