Receita de Família – Lombo na cerveja preta
Desde os tempos do Império, o brasileiro sabia que a serra tem seu charme. Não foi à toa que Dom Pedro II, esperto que só, elegeu nossa vizinha Petrópolis, a 121km de Juiz de Fora, como sede para sua casa de veraneio, para desfrutar do clima ameno no tão aprazível quanto grandioso imóvel que viria a ser o Museu Imperial, em funcionamento desde 1940. Família real à parte, Petrópolis ainda é destino certo para muitos turistas em busca de conhecimento histórico, para os que fogem do calor e também para os amantes da boa gastronomia. Para os bons de garfo e faca, uma boa oportunidade de conhecer os sabores de Petrópolis e região vai até o dia 29 de novembro.
Completando 15 anos, o Petrópolis Gourmet reúne, nesta edição, 57 restaurantes participantes da região, com menus que priorizam pelo menos dois ingredientes tipicamente locais em sua composição, entre eles menus que levam pelo menos dois ingredientes tipicamente locais em sua composição, entre truta, cerveja, flores comestíveis, escargots, queijos, orgânicos e outros insumos. Com programação variada, além de apresentar os pratos dos estabelecimentos participantes, o festival gastronômico terá oficinas gratuitas nas feiras livres e nas praças; o “Agito gastronômico”, com reunião de chefs e degustações em espaços públicos, e o “Gourmet no Restaurante Popular”, na qual um chef irá preparar uma refeição gourmet a baixo custo. Sem se esquecer da meninada, o evento também terá as oficinas “Chefs do amanhã”, voltada para crianças.
Entre as opções do evento, está a criação do Solar Fazenda do Cedro, situado no distrito de Pedro do Rio, a 27km do centro histórico de Petrópolis. Assinado pela chef Maurília Xavier, o prato leva cerveja preta, que banha o lombinho suíno, servido com purê de abóbora e espinafre orgânicos e colhidos nos arredores. “A receita é inspirada no circuito cervejeiro da região e nos produtos da serra, e o resultado final reflete a harmonia entre a textura marcante da carne suína e a leveza da cerveja preta”, explica a chef do restaurante, especializado em cozinha brasileira e com flertes com a culinária mediterrânea.
Segundo Maurília, apesar dos ares de sofisticação, a receita não traz dificuldades em seu preparo e é uma boa pedida para as festas de fim de ano que se aproximam. “É prático, saboroso e com um custo-benefício bem interessante”, finaliza.