Elisa Bara e JP Schapper estreiam duo neste fim de semana

Dupla se apresenta sábado no Vintage Pub Music com repertório marcado pelo pop, rock e MPB


Por Júlio Black

15/08/2022 às 18h37

elisa
Amigos na vida e no palco, Elisa e JP Schapper preparam show de estreia da dupla (Foto: Divulgação)

Amigos praticamente desde o berço, a dupla formada por Elisa Bara e JP Schapper faz seu primeiro show no próximo sábado, às 20h30, no Vintage Pub Music, no bairro São Pedro. Os jovens de 17 e 18 anos, respectivamente, são amigos desde os 2 anos de idade, quando se conheceram na escola e Elisa – que além de cantora é atriz e contadora de histórias – subiu ao palco ainda bebê pela primeira vez, tendo participado de pelo menos 25 espetáculos desde então, além da participação no curta-metragem “Casa de boneca” e como vocalista em duas bandas. Já a jornada artística de JP teve início aos 8 anos, quando começou a tocar piano, e fez parte de bandas locais, além de participar de outros projeto.
Antes de formarem o projeto para tocar na noite, a dupla se apresentou nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 2018, e neste ano em eventos na UniAcademia e Colégio Cave. Segundo Elisa, a ideia de montar um repertório voz e violão surgiu no início do ano. “Eu sempre quis começar a cantar em bares, mas sempre houve a dificuldade de não dominar bem o violão. Então comecei a pensar nesse projeto e convidei o JP para estar comigo nessa! Nós dois já tínhamos experiências juntos no palco, e uma cumplicidade imensa! Sempre que nos víamos, em qualquer ocasião, pegávamos o violão e cantávamos qualquer coisa juntos. Daí eu pensei: por que não tornar isso um projeto? Sabia também da vontade dele de mergulhar ainda mais na arte. Então juntamos o útil ao agradável, e o resultado é este show de muita entrega!”
Mesmo já tendo trabalhado juntos em outras ocasiões, JP Schapper confessa que está ansioso para que as pessoas possam ver o fruto de tanto trabalho e dedicação. “Espero que quem estiver assistindo sinta, pelo menos um pouco, a emoção que nós sentimos enquanto ensaiávamos e víamos o projeto ficando pronto, que sintam a alegria que foi colocar esse projeto de pé. Estou muito animado para ver o que o público vai achar do show, ansioso para ver a cara dos meus amigos e familiares ao ouvirem as músicas, que são dos mais variados estilos. O show foi feito com muito amor e muito carinho!”, afirma.
Para o projeto, a dupla selecionou nada menos que 38 canções de pop rock nacional e internacional, além de MPB. A lista inclui, entre outros, Caetano Veloso, Marisa Monte, Kid Abelha, Baco Exu do Blues, Glória Groove, Bruno Mars, Billie Eilish e Radiohead. “Na verdade, essa questão do repertório foi mais difícil no início, porque ficamos pensando em músicas que atingiriam todos os públicos. Mas depois resolvemos tocar o que de fato gostamos de ouvir no nosso dia a dia”, diz JP. “Nosso gosto musical é bem parecido, então foi fácil chegar em um consenso que tornasse o show bem a nossa cara”, acrescenta Elisa.
JP e Elisa já estão pensando nas próximas apresentações, enquanto esperam ver o retorno do público nessa estreia para ver se o repertório vai funcionar como um todo – e, quem sabe, até apresentar uma canção feita pelos dois. “É uma música da Elisa, com arranjo meu. Para o futuro, com toda certeza pensamos em tornar públicas outras músicas autorais”, finaliza JP.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.