Traços musicais
Nos caminhos cruzados que existem entre as diversas expressões artísticas – em que a pintura pode influenciar o cinema, que inspira a literatura, que serve de base para a música -, será esta última o ponto de partida para o trabalho do ilustrador e chargista da Tribuna, Mário Tarcitano, que neste domingo participa da terceira edição do “Sessão instrumental”, criando desenhos a partir da apresentação do Dudu Lima Trio. O evento – gratuito – terá início às 13h na Praça Armando Toschi, no Jardim Glória.
Segundo Mário, a ideia é expor, ali mesmo na praça, os trabalhos criados durante o show, e que poderão ser adquiridos após o evento. Esta não será, porém, a primeira vez que ele se aproveita do que vê e ouve no palco para criar seus desenhos. “Eu fiz isso diversas vezes enquanto assistia a shows de música instrumental aqui na cidade, principalmente no início dos anos 2000”, conta. “A música é uma das minhas expressões artísticas preferidas, que me inspira. Foi assim que conheci muitos dos músicos da cidade.”
O trabalho é diferente daquele feito para a Tribuna, onde está desde 2011 após alguns anos distante da rotina das redações iniciada em 1978 em Barra Mansa (RJ), e que o levou a trabalhar com desenho em 1982 e charges a partir de 1986, já na vizinha Volta Redonda. “As charges são sobre assuntos do dia a dia, mais ‘perecíveis’ e satíricos; já esse trabalho serve para atender a necessidade pessoal de me expressar, são traços totalmente diferentes que uso eventualmente, por exemplo, para o ‘Caderno Dois'”, explica.
No palco
Chegando a sua terceira edição, o “Sessão instrumental” terá como atração o Dudu Lima Trio, que segue na divulgação de seu mais recente álbum, “Ouro de Minas 2 – Grand Circo”. Além do grupo, o show terá as participações especiais dos guitarristas Alexandre Scio e Salim e do saxofonista Caetano Brasil.