Receita de família
Há quem diga que o dia só começa depois do primeiro gole de café. A receita deste domingo contempla os amantes da bebida não apenas na sobremesa, mas por apresentar um produto que dá versatilidade, textura e sabor incomparável ao ingrediente. Inaugurada em Juiz de Fora na semana passada, a franquia capixaba Café Caramello apresenta o produto em uma consistência cremosa, quase de mousse, vendida em potes no sabor tradicional, além de amarula, menta, chocolate, baunilha, erva doce e açúcar mascavo. “O Café Caramello surgiu quando fui tentar fazer uma receita de cappuccino, e sem querer cheguei a esta consistência mais cremosa. Comecei a experimentá-lo em receitas e vi que não havia nada parecido no mercado: um café em creme, e resolvi patentear e comercializar”, conta a barista Cristina Tongo, que esteve em Juiz de Fora para a inauguração do polo local, que venderá o produto a cafeterias e a clientes, por telefone, in loco e via Facebook.
“O grande trunfo do produto é sua versatilidade. Dá para misturar no leite gelado, misturar no leite quente e fazer uma espécie de cappuccino, pode ser servido como cobertura de sorvete e também ser incorporado a inúmeras sobremesas. Teve um chef em Vitória que até fez uma receita de costela com ele, e deu certo”, comenta Cristina. O creme é feito à base de uma mistura de café, açúcar refinado, canela e água, submetida a um preparo artesanal até adquirir a consistência cremosa. O produto deve ser conservado no freezer, sem perder a consistência de creme, até quatro meses.
No pavê, preparado com uma sobreposição de cremes tradicionalmente utilizados em sobremesa, a nota de café dá um toque especial. “Os outros cremes são mais neutros, então o sabor do café acaba se sobressaindo. É uma fórmula tradicional de pavê com um toque especial”, diz a barista, acrescentando que alguns ingredientes podem ser substituídos. “Esta receita é uma forma diferente de consumir o café, mas o creme também pode ser feito com chocolate ou doce de leite, por exemplo. E o biscoito champanhe pode ser substituído pelo de maisena. O pavê é sempre uma boa opção de sobremesa, que tende a agradar qualquer paladar”, finaliza Cristina.