Juiz de Fora está entre destaques na programação deste mês no EMCplay

O serviço disponibiliza, gratuitamente, filmes, documentários e programas que têm o samba e o carnaval como destaque


Por Tribuna

14/02/2023 às 11h47

Carlos Fernando Cunha, sambista radicado em Juiz de Fora, dirige o filme “Vai manter a tradição”, que conta a história do samba na cidade (Foto: Reprodução)

Durante todo mês de fevereiro, a EMCplay, serviço de vídeo sob demanda da Empresa Mineira de Comunicação, vai exibir, gratuitamente, uma série de filmes, documentários e programas que colocam em destaque o carnaval, principalmente o mineiro: apresentando suas histórias, seus rostos e as tradições. A Mostra Carnaval da Liberdade está disponível no link emcplay.com.

Dentre os filmes presentes na mostra, um deles é o “Vai manter a tradição – O samba em Juiz de Fora”, de Carlos Fernando Cunha. Fruto de pesquisas realizadas pelo “Ponto do Samba”, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o longa apresenta as histórias do samba na cidade, colocando em destaque aqueles, tanto de outras gerações quanto dessa, que atuam para manter a tradição juiz-forana de se destacar seja no carnaval ou no próprio gênero.

PUBLICIDADE

Outro destaque é o também longa documental “O samba é meu dom”, do cineasta mineiro Cristiano Abud. O filme acompanha a vida de Wilson das Neves, um dos principais nomes do samba do Brasil, entre os anos de 2009 e 2012, em todas as situações. O documentário, dessa forma, conta a história do sambista e apresenta a importância de Wilson das Neves no cenário geral da música brasileira. Seus companheiros também ajudam a contar essa história, com depoimentos e encontros de Aluisio Machado, Chico Buarque, Elza Soares e Paulo César Pinheiro.

Wilson das Neves tem sua história contada no filme “O samba é meu dom”, dirigido pelo mineiro Cristiano Abud (Foto: Divulgação)

A Mostra Carnaval da Liberdade apresenta ainda outros conteúdos que abordam o samba em Minas Gerais, contando sobre os blocos que atualmente agitam as cidades e aqueles que fizeram história, principalmente em Belo Horizonte.

Além do conteúdo carnavalesco, estão disponíveis gratuitamente na ECMplay filmes, séries, shows e espetáculos, servindo como uma vitrine da produção audiovisual mineira.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.