Temas de motocicleta para seu pai

“Tempos de CB” é o novo EP instrumental de lLucas Oliveira, além disso, ele lança hoje novo single “UPA”, ambos os trabalhos dedicados ao pai


Por Carime Elmor

13/08/2017 às 06h00

Leia o texto, ouvindo o EP:

PUBLICIDADE

Tempos de CB” narra, por meio de faixas instrumentais, memórias que coleciona junto a seu pai, Ronaldo. É um álbum nostálgico, em que o músico Lucas Oliveira busca adentrar-se em fotografias analógicas de sua família e trazer movimento por meio do som que cria junto a imagens reveladas nas décadas passadas. CB400 é o modelo da moto que seu pai se aventurava viajar por entre as montanhas de Minas Gerais. Em apenas três dias, enquanto buscava encontrar-se consigo mesmo, fez da fotografia de seu pai junto a moto um disco. Compôs duas músicas instrumentais inéditas e gravou durante três dias de agosto no home studio Rubber Soul, em Passa Quatro, Sul de Minas.

Lucas Oliveira grava “Tempos de CB” em Passa Quatro, MG Foto: Arquivo Pessoal

Temas instrumentais western, surf e chill jazz são sons que seu pai sempre escuta enquanto está em casa. Pegando essas sonoridades, juntamente com o resgate das histórias das fotos, Lucas criou o disco utilizando-se de reverb de mola e guitarras com bisgby, além de outras experimentações que descobriu em suas mais recentes jams.

“A predisposição de me comunicar através de música me levou aos Tempos de CB”

Este é um disco-presente costurado a outras duas canções letradas em homenagem a quem ele chama de “maestro” de sua vida. A canção “Eu sou você”, lançada em julho deste ano, revela a ambiência destes atuais projetos. A segunda, “UPA”, será lançada neste domingo, 13, enquanto comemora o Dia dos Pais.

Sobre as três faixas do EP, Lucas conta que “em Minas Gerais não tem mar, logo a viagem de ‘CB400’ segue em pleno movimento pela BR-354, na garupa. Já ‘Silvia’ é uma balada, com nome de minha mãe, que não pula uma faixa sequer daquelas coletâneas românticas”. A última faixa “A saga de Billy Beat” é uma composição de 2009 e já foi executada por outras duas bandas instrumentais: Capanga & Seus Xerifes e Boom Project, de Chico Leibholz, e agora revive neste disco gravado por ele próprio e mixado por Vitor Loureiro.

Lucas Oliveira disponibiliza sua carreira solo em lucasgoncalves.bandcamp.com, por onde é possível escutar e baixar o novo álbum “Tempos de CB”. Além disso, é baixista da banda Maglore, de Salvador, que lança seu quarto disco em setembro, e também vocalista e guitarrista da banda paulistana Vitreaux.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.