“Sonic: O filme” estreia com Jim Carrey no elenco
Longa estrelado pelo popular personagem dos games enfrenta o desafio de agradar fãs de diversas faixas etárias
“Sonic: O filme”, que estreia nesta quinta-feira (13), traz consigo aquela velha pergunta: será que dessa vez teremos uma adaptação decente de um videogame para o cinema? É a mesma questão feita nos anos mais recentes, por exemplo, com “Assassin’s Creed”, “World of Warcraft” e outras produções que tentam transpor para a tela do cinema a experiência dos fãs com consoles, celulares e afins.
No caso de “Sonic”, porém, os problemas começaram quando foi lançado o primeiro trailer. Foi uma chuva de críticas ao visual do personagem principal, um ouriço antropomórfico superveloz lançado pela Sega em 1991 que precisa salvar o mundo do maligno Dr. Ivo Robotnik. Assim como aconteceu com a versão live-action da animação “Alladin”, o trailer mais recente, com CGI (bem) melhorado, já deixou os fãs mais tranquilos. A questão passou a ser, então, saber se o filme teria uma história recente. Popular o personagem é, pois já estrelou várias continuações do jogo em plataformas diferentes, ganhou animações, revista em quadrinhos, virou um ícone pop que atravessou gerações nas últimas três décadas.
A tarefa de comandar o filme ficou nas mãos do estreante Jeff Fowler, especialista em animação que tem como única experiência na direção um curta animado lançado em 2004, e que na ocasião chegou a concorrer ao Oscar na categoria. Já o roteiro de Pat Casey e Josh Miller aposta em repetir na tela grande a simplicidade dos games, também de olho no público infantil – ainda que algumas citações à cultura pop sejam mais fáceis de entender por parte dos adultos.
Sonic é mostrado como um ouriço antropomórfico alienígena que se esconde na Terra, fugindo de figuras malignas dispostas a se aproveitar de seu poder de correr a velocidades superiores à do som. Por muitos anos, ele consegue manter-se oculto na cidadezinha de Green Hills, no estado de Montana; porém, um dia, ao usar seus poderes, ele acidentalmente exagera na dose e provoca um gigantesco blecaute em boa parte dos Estados Unidos. O evento chama a atenção do governo americano, que decide apelar para os serviços do Dr. Ivo Robotnik (Jim Carrey). O vilão, porém, tem seus próprios planos e planeja capturar Sonic para dominar o mundo.
O ouriço, por sua vez, passará a ter um aliado quando cruzar caminho com o xerife local (James Marsden, o Ciclope dos primeiros filmes dos X-Men). Apesar do susto inicial, o policial decide ajudar Sonic a escapar do maligno Robotnik e também a encontrar os artefatos que permitirão ao bichinho azul retornar ao seu mundo natal.
Sonic – O filme
UCI 3 (dub): 13h, 15h15, 17h30, 19h45. UCI 3 (leg): 22h. UCI 4 (leg): 13h40. UCI 4 (dub): 18h05. UCI 5 (dub): 15h30. Cinemais Alameda 1 (dub): 14h, 16h10, 18h20, 20h30. Cinemais Jardim Norte 5 (dub): 14h, 16h10, 18h20, 20h30. Santa Cruz 1 (dub): 16h, 18h20, 20h45.
Classificação: livre