Coral da UFJF homenageia Milton Nascimento em apresentação gratuita no Central

“Gerais & Milton” comemora 51 anos cantando “Ponta de areia”, “Nada será como antes” entre outras músicas de Bituca.


Por Tribuna

12/12/2017 às 08h22- Atualizada 12/12/2017 às 10h17

Foto: Divulgação

Algumas das mais belas canções de Milton Nascimento ganham as vozes do Coral Da UFJF, em celebração dos 51 anos do grupo e homenagem a Milton Nascimento. O tradicional grupo apresenta o concerto “Gerais & Milton” nesta terça (12) e quarta (13), às 20h30, com entrada franca no Cine-Theatro Central. O espetáculo é também um tributo ao compositor que completou 75 anos em outubro e atualmente reside em Juiz de Fora.

A maestrina e diretora geral do grupo, Hellem Pimentel, convidou os artistas Marcos Marinho (direção cênica) e Fernanda Cruzik (cenários, figurinos e adereços) para compor a equipe de criação da montagem. O espetáculo conta também com a participação do Grupo de Tambor Mineiro Ingoma. O concerto é dividido em duas partes: na primeira, o Coral canta arranjos que emocionam o público em suas apresentações pela cidade, como “Classe média” (Max Gonzaga), “Olhos coloridos” (Macau) e “Vatapá” (Dorival Caymmi). A segunda parte é toda dedicada a Milton Nascimento, com composições selecionadas que falam do cotidiano e dos amores, do engajamento e da esperança, do encantamento em ser músico – temas constantemente presentes em sua obra. “Ponta de areia”, “Cravo e canela”, “Canções e momentos” e “Nada será como antes” são algumas das canções que constam do repertório.

PUBLICIDADE

A concepção cênica busca diferenciar a primeira parte – mais expansiva e gestual, da segunda – mais intimista e reflexiva, trazendo a força emocional presente na música, na poesia e na própria trajetória de Milton. O contraste é percebido não só na ação dos artistas no palco, mas também no uso do figurino, da iluminação e do cenário – este, concebido como uma pintura tridimensional. Tais elementos, segundo Hellem Pimentel, reforçam a proposta interdisciplinar do Coral da UFJF, unindo no mesmo espetáculo a música, o teatro e as artes plásticas.

 

Uma história com a música

O Coral da UFJF é composto por estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da UFJF ativos ou já aposentados, e conta também com a contribuição de membros da comunidade não-acadêmica. Vem atuando no âmbito local, nacional e internacional durante todos esses anos, tendo recebido diversas premiações dentro e fora do país. Possui três álbuns gravados: “À moda da casa”, de 2001, exclusivamente com repertório de músicos populares juiz-foranos; “Tear”, de 2004, com repertório diversificado; e o seu mais recente trabalho, “Cantorias”, de 2014, também com repertório variado. Buscando a interdisciplinaridade, o grupo trabalha com outras linguagens artísticas além da música, como a arte cênica e a dança, efetivando a comunicação com o público.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.