Espaço Manufato recebe segunda edição da Feira de Fotografia

Evento acontece neste sábado com a participação de fotógrafos, com o objetivo de fomentar o hábito da venda direta entre artistas e público


Por Júlio Black

11/11/2022 às 07h00

Fotografia de Paula Duarte, que é um dos nomes que participam da segunda edição da Feira de Fotografia, que acontece neste sábado (Foto: Paula Duarte/Divulgação)

Evento criado com o objetivo de fomentar no público o hábito da venda direta entre fotógrafos e o público, a Feira de Fotografia acontece neste sábado (12), a partir das 14h, no Espaço Manufato, no Bairro Alto dos Passos. Com curadoria de Eridan Leão e Sérgio Neumann, que há mais de duas décadas realizam diversos projetos em Juiz de Fora na área de fotografia, o evento terá expostos e à venda os trabalhos de dez artistas: Fernanda Mansur, Christian Weitzel, Dirceu Silva, Humberto Nicoline, Isa Arcuri, Jober Costa, Malu Machado, Paula Duarte, Sérgio Neumann e Tetê Lima.

A dupla de curadores acredita que, com a Feira, é possível fazer a economia circular e criar a oportunidade de fomentar o mercado das artes a partir da aquisição de fotografias em vários suportes e temas, assim como existe há tempos o hábito de se adquirir uma gravura, um quadro a óleo ou uma escultura, por exemplo.

PUBLICIDADE

“A primeira feira aconteceu no dia 10 de outubro. Ela surge da proposta de unir fotografia e arte no Espaço Manufato, através da reunião de fotógrafos e fotógrafas com nomes clássicos na cidade e os novos emergentes. A feira tem como proposta discutir a fotografia, trocar experiências e vivências fotográficas. Ainda, as pessoas podem ter acesso à produção local, que já é referência para além de Juiz de Fora”, explica Eridan Leão.

Quanto à primeira edição da Feira de Fotografia, Sérgio Neumann destaca a surpresa com o volume de vendas a preços acessíveis. “Tão importante quanto, ficou também como resultado o encontro de muitos fotógrafos e fotógrafas que passaram a discutir a importância da fotografia local e de outras ações, a criação de um leilão nacional de fotografia e, obviamente, a continuidade da feira em outras novas edições”, anima-se.

Como a proposta da feira é divulgar a produção local de fotografia, as imagens postas à venda possuem cópias que podem ser adquiridas e/ou encomendadas aos autores. Eridan conta que a maioria das fotografias é apresentada no processo de impressão fineart, mas que também poderão ser encontradas fotografias em processo analógico e cópias tipo vintage, que, segundo ela, “dão um toque especial em homenagem aos tempos da fotografia gerada em laboratórios químicos de antigamente.”

Ela lembra, ainda, que a experiência da dupla com fotografia na cidade vem dos festivais que a Funalfa promoveu desde 2011 e com a criação do Coletivo JF Fotográfico, em 2018, cujo foco era expor imagens de produtores locais e nacionais. “Somente neste ano criamos este espaço de venda de fotografias para atender a uma demanda do mercado de arte em Juiz de Fora para colecionadores, arquitetos, decoradores e amantes da fotografia em geral.”

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.