Notícia 24 horas no ar


Por Tribuna

11/01/2015 às 07h00- Atualizada 12/01/2015 às 08h04

Equipe do

Equipe do “CBN JF primeira edição”, que será ancorado por Marcelo Juliani

PUBLICIDADE
Equipe do

Equipe do “CBN JF segunda edição”, apresentado por Cristiane Hubner

O estúdio, todo envidraçado, permite uma visão privilegiada de Juiz de Fora

O estúdio, todo envidraçado, permite uma visão privilegiada de Juiz de Fora

Segunda-feira, às 9h, mais uma história começa a ser escrita nas ondas da AM frequência 1.010. Ancorada na mesma linha editorial e credibilidade da Tribuna de Minas e Solar AM, a rádio CBN JF entra no ar com a proposta de levar notícia aos ouvintes 24 horas por dia. Além da atual equipe de jornalismo, dirigida por Paulo César Magella, o projeto contará com colunistas convidados na apresentação dos cerca de 30 quadros. Com a mudança, Juiz de Fora passa a integrar uma rede com 35 estações de rádio em todo o Brasil e que está na lista dos veículos mais admirados junto ao mercado publicitário, conforme aponta pesquisa realizada recentemente pelo Grupo Troiano de Branding para o Meio & Mensagem.

“Queríamos partir para o segmento de notícia porque essa é a tendência, por isso nos afiliamos em quem tem know-how. A CBN não vai mutilar nosso conteúdo e, ao mesmo tempo, vai trazer comentários de profissionais renomados”, diz a diretora do Grupo Solar Comunicações, Suzana Neves. Segundo ela, a ideia, alimentada pela mudança de sede para uma área que está em expansão, o Bairro Estrela Sul, era fazer algo bem mais moderno e atuar em todas as plataformas. Montado no hall de entrada do prédio, o estúdio panorâmico permite uma visão privilegiada de Juiz de Fora.

“Estamos dando continuidade às grandes mudanças que começaram no ano passado com o site e a vinda para um novo espaço. Nossa vocação jornalística vai ser ampliada nos integrando à maior rede de notícias do país, pois vamos trazer o melhor do nacional sem abrir mão do material local e regional. Já contamos com toda a expertise da Tribuna, e inovar sempre foi uma característica nossa. A gente tem a Solar FM, que é de entretenimento, a CBN JF, de notícias, o jornal impresso, e ainda estamos no meio digital”, enfatiza Márcia Neves, também diretora do grupo Solar. “Novas mudanças virão, com certeza, pois esse processo faz parte da política da Solar Comunicações”, completa Paulo César.

Juliana Paiva, coordenadora de afiliadas da CBN, ressalta que a parceria com a cidade é um marco, pois o município é o primeiro de Minas Gerais a entrar para a rede de afiliadas. Atualmente, o veículo, pertencente ao sistema Globo de Rádio, está presente no estado somente em Belo Horizonte, porém como emissora própria. “A entrada de Juiz de Fora vai elevar a Zona da Mata mineira à primeira rádio no formato All News, e isso agregado à experiência da Solar e da Tribuna de Minas. A CBN possui produtos para todas as idades, dos 20 aos 60 anos. Falamos de games, sobre a nova geração Y, conversamos sobre a questão de espiritualidade, alimentação saudável e mercado de trabalho. É uma rádio que pode até ter um perfil predominantemente masculino, mas possui propriedades para ambos os sexos. Nossa entrada aí mostra como estamos conquistando mais e mais públicos, estamos muito confiantes.”

O conteúdo continua após o anúncio

Nomes que farão história

Na parte da manhã, o locutor Marcelo Juliani, que se despediu ontem do “Rádio vivo” (Solar AM), é quem será o apresentador do “CBN JF primeira edição”, transmitido entre 9h e meio-dia. Das 14h às 16h, a ancoragem ficará a cargo da jornalista Cristiane Hubner. Uma das principais novidades é que os bairros ganharão mais destaque na grade, com uma equipe indo às comunidades com a tradicional unidade móvel. Não por acaso, o primeiro quadro a ir ao ar, já nesta segunda-feira, dará voz a moradores, lideranças e comerciantes do Estrela Sul, onde hoje está localizada a CBN JF.

Entre a veiculação do “Repórter CBN”, produzido por São Paulo de meia em meia hora, estão previstas 14 inserções do jornalismo local, além de entradas de manhã, a partir das 6h, no “Jornal da CBN”, comandado por Milton Jung, de São Paulo. “Vamos trabalhar com jornalismo ao vivo. Ao contrário do que muita gente pensa, vamos ter oportunidade de falar de Juiz de Fora e região, inclusive à noite”, adianta o supervisor de jornalismo Ricardo Ribeiro, chamando atenção para a manutenção da cobertura esportiva. “Os jogos podem acontecer em qualquer horário que vamos transmiti-los. Também vamos ter transmissões de Fórmula 1”, completa.

Aos fãs do Tupi, a notícia boa é que a equipe carijó continuará a ser acompanhada, mesmo aos domingos. Marcos Moreno resgatará o saudoso “No giro da bola”, imortalizado por Mário Helênio, e o irreverente Ivan Elias continuará com o “Toque de bola”. O “Super bate bola” será conduzido por Marcos Moreno e Márcio Santos.

Clássico que permanece no ar

Dar adeus à Rádio Solar AM não significa ficar órfão da “Ronda policial”. A única modificação sobre esse clássico juiz-forano é que Paulo César e o repórter Gláucio Grigori entrarão no ar mais cedo, às 16h30. Quem também foi resgatada da antiga emissora é a jornalista Cláudia Figueiredo, produtora de reportagem jornalística da rádio e agora apresentadora do “Espaço gourmet”, uma das novidades para 2015. Roteiro gastronômico, cultural e turístico está dentro de seu campo de ação. “A rádio vai cobrir todas as editorias, passando por economia, política, turismo e sustentabilidade. O ouvinte poderá participar ativamente através de quatro canais de comunicação: Facebook (Rádio CBN Juiz de Fora), e-mail (faleconosco@cbnjf.com.br), telefone (3215-2120) e WhatsApp (8407-1594)”, comenta Cláudia, que, mesmo com toda a experiência no ramo, mantém o frio na barriga pela estreia.

Cerca de 30 quadros integrarão a grade de atrações, entre “Direito do consumidor”, com o superintende do Procon, Nilson Ferreira Neto, e o coordenador do Sedecon, Carlos Alberto Gasparette; “CBN Turismo”, com Danielle Feyo, presidente do Conselho Municipal de Turismo; “Em dia com a lei”, com a advogada Simone Porcaro; “Morar bem”, com os arquitetos PC Lourenço e Bruno Sarmento; “Terapia alternativa”, com o terapeuta Armando Falconi; e “Razões e emoções”, com a psicóloga Rosângela Rossi. Para ficar em dia com o mundo do automóvel tem o “CBN autos”, com o jornalista e proprietário de oficina mecânica Dudu Mazzei. Nomes que fazem a notícia chegar ao leitor através da Tribuna também farão parte da grade, como é o caso dos jornalistas Guilherme Arêas e Nathália Carvalho, à frente do “Ciência e tecnologia”; Júlio Black, com “Primeira sessão”; Eduardo Valente, apresentando a previsão do tempo; Cesar Romero com “CBN no circuito”, e Marisa Loures, com “Sala de leitura.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.