Trash – a esperança vem do lixo estreia nesta quinta


Por Júlio Black

09/10/2014 às 07h00

 

Divulgação
Protagonistas rodam o Rio de Janeiro em busca dos milhões de políticos corruptos

 

PUBLICIDADE

A dura vida em meio à miséria, uma “caça ao tesouro”, a corrupção política e uma fábula sobre a esperança. Todos esses temas fazem parte de “Trash – a esperança que vem do lixo”, uma das estreias nos cinemas desta semana. O filme, dirigido pelo inglês Stephen Daldry (“Billy Elliot”, “As horas”), é adaptação do livro “Trash” (2010), do romancista inglês Andy Mulligan, com roteiro escrito por Richard Curtis (“Um lugar chamado Nothing Hill” e “Simplesmente amor”). Na trama, três garotos jovens que vivem em um lixão no Rio de Janeiro encontram uma carteira onde há o código que dá acesso a US$ 10 milhões que pertencem a um político corrupto. Eles resolvem partir para essa “caça ao tesouro” e enfrentar não só a corrupção política como a polícia para poderem colocar as mãos nessa pequena fortuna.

No livro, a história era passada originalmente em um país fictício do Terceiro Mundo, e para a produção Mulligan sugeriu – além do Brasil – a Índia e as Filipinas. Daldry, que já foi indicado ao Oscar em três oportunidades, explicou em entrevista, nesta semana, que nosso país foi escolhido devido ao trabalho de Fernando Meirelles com atores não profissionais em “Cidade de Deus”. E foram três jovens atores (Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein) os escolhidos para interpretarem, respectivamente, os protagonistas Raphael, Gardo e Rato, superando cerca de 200 candidatos aos papéis, tendo a responsabilidade de segurarem o filme. Cabe a eles solucionar as pistas para o “tesouro” enquanto fogem da polícia e tentam salvar sua comunidade dos malfeitores.

“Trash”, entretanto, também tem os seus medalhões para sustentar os 114 minutos do drama, uma produção brasileira e do Reino Unido com diálogos em português e inglês. Wagner Moura encarna José Ângelo, assessor do político corrupto Santos (Stepan Nercessian), que corre o risco de ver seus milhões de dólares irem pelo ralo, e Selton Mello é o policial que investiga o caso. Outros atores brasileiros mais conhecidos, como Nelson Xavier, Leandro Firmino da Hora, André Ramiro e José Dumont, também participam do longa. A atriz norte-americana Rooney Mara, de “Os homens que não amavam as mulheres”, interpreta a professora Olivia, que tenta contar a história do trio para o mundo. O elenco estrangeiro conta ainda com a participação de Martin Sheen (“Apocalipse now”) no papel do padre Julliard, que tenta ajudar a comunidade do lixão.
TRASH – A ESPERANÇA VEM DO LIXO

UCI 5: 13h20, 15h45, 18h10, 20h35 (todos os dias) e 23h (sexta-feira e sábado). Alameda 2: 14h50, 17h10, 19h30 e 21h50.

Classificação: 14 anos.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.