Intervenção coloca 20 mil penas de gesso no calçadão


Por Nathalia Carvalho

09/06/2016 às 09h38- Atualizada 09/06/2016 às 17h40

Atualizada às 15h59

Uma intervenção urbana no calçadão da Rua Halfeld chamou a atenção de quem passou pelo local nesta quinta-feira (9), no Centro da cidade. Vinte mil penas de gesso foram colocadas no centro da rua, entre a esquina com a Avenida Rio Branco até a Rua Batista de Oliveira. A ação, denominada “Ex-votos”, é do artista Francisco Brandão e foi construída entre as 22h de quarta e as 4h desta quinta. Também nesta quinta, o artista abre sua primeira exposição, no Centro Cultural Pró-Música. “Crisálidas” reúne obras criadas por Francisco a partir de 2015, propondo uma reflexão sobre o processo de cicatrização das dores humanas.

PUBLICIDADE

Na Halfeld, a intervenção deve permanecer por três dias. “O público está tendo uma boa recepção, e acho que o objetivo está sendo cumprido. As pessoas estão curiosas, algumas pegam a pena, outras ajeitam. Me perguntam do que se trata, outras já estão transmitindo as informações. Pra cada um, a iniciativas terá um significado”, comenta Francisco, nesta manhã. Ainda segundo ele, o processo de confecção das penas demorou 1 ano e meio. Ao longo do dia, a intervenção das pessoas e do trânsito foi modificando a obra. Um carro-forte que passou pelo calçadão no início da tarde, por exemplo, quebrou várias peças.

O nome “Ex-votos” é um termo em latim que significa “o voto realizado”. A prática, ligada à Igreja Católica e a diversas culturas, consiste num presente dado pelo fiel a seu santo de devoção, podendo ser uma consagração, pagamento ou renovação de promessa. Francisco Brandão acredita que essa exposição de sentimentos serve como elemento de aproximação com o espectador. “Quando a gente consegue ser sincero com alguém, mostrando nossa fragilidade, abrimos espaço para que ele não se sinta intimidado, e sim mais próximo. É mostrar que minha vivência remete à dele e promove essas conexões.” Para essa conexão, Francisco vê a intervenção como elemento que ajudará o público a conhecer e se aproximar da exposição no Pró-Música.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.