Shakespeare com toque mineiro e em versão de rua
A nova Cia. Academia, que reúne integrantes das antigas Cias. de Atores e de Dança, estreia, em 13 de setembro, “Sonho de uma noite de verão”. O clássico de William Shakespeare foi adaptado, ganhando ares mineiros e versão de rua. Sob direção de Marcos Bavuso, o cortejo, ensaiado no último sábado (5), será apresentado por 20 atores em espaços abertos do colégio Academia de Comércio. A temporada vai até 28 de setembro, com encenações aos sábados e domingos, sempre às 16h30.
“Sonho de uma noite de verão” conta as confusas histórias de amor de quatro jovens. Hermínia e Lisandro são apaixonados, mas o pai da mocinha quer que ela se case com Demétrio, que, por sua vez, é amado por Helena. Quando os deuses Oberon e Titânia têm um desentendimento, Oberon pede ajuda ao ser mágico Puck para se vingar da esposa. Mas, num ato de bondade, tenta ajudar os obtusos mortais a darem fim a seus desencontros. Só que Puck faz tudo errado, e a confusão aumenta ainda mais. Enquanto isso, um grupo de atores ensaia uma tragédia para ser apresentada em um casamento nobre – tragédia que, de tão ruim, parece mais uma comédia.
Para aproximar a história (escrita na década de 1590) da realidade local, o texto foi “mineirizado” e será apresentado como um cortejo, em uma versão de rua.
No elenco, atores de 9 a 43 anos enfrentam o desafio de encenar o texto com a participação do público.
O cenário é composto por poucos adereços, enquanto o figurino foi criado a partir da reciclagem de peças do acervo da Cia. O grupo já tem convite para apresentar “Sonho de uma noite de verão” no Museu Mariano Procópio e tem a intenção de ocupar espaços urbanos de outras cidades.