História da ópera é contada em espetáculo, neste domingo, no Central


Por Tribuna

06/10/2017 às 18h45

(Foto: divulgação)

O Cine-Theatro Central recebe neste domingo (8), às 20h, o concerto ‘Operando’, com a participação de solistas, alunos e ex-alunos do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento é organizado pela Orquestra Sinfônica Pró-Música, em parceria com os corais da Cesama e do Pró-Música, cantores solistas do curso de Música da UFJF e Studio de Dança Vivian Mockdece e tem o objetivo de atuar como plataforma de divulgação da ópera, apresentando brevemente a história do gênero.

Em um primeiro momento, serão apresentadas músicas instrumentais de ópera, e, em seguida, o evento contará com a participação dos corais, dos cantores solistas e das dançarinas. O show será antecedido por uma conversa sobre a história e o repertório a ser executado, que inclui peças que marcam o início do gênero – como a primeira ópera da história ocidental a consolidar o modelo da forma que conhecemos hoje, “L’Orfeo”, de Claudio Monteverdi, de 1607 – até obras de Puccini, Bizet, Handel e Gershwin.

PUBLICIDADE

O repertório abrange peças de destaque do barroco (Monteverdi, Handel, Purcell e Ramaeu), clássicas (Mozart) e românticas (Verdi, Puccini, Bizet e Mascagni), além de “Porgy and Bess”, de George Gershwin, que representa o moderno, fundindo elementos de jazz com a ópera. O grupo de cantores solistas é composto por Júlia de Oliveira, Michele Flores, Elmir Santos, Tamara Medeiros, Cecília Costa, Tâmara Lessa, Alexandre Pereira e Lucas Miranda, além dos dançarinos do Studio de Dança Vivian Mockdece e dos corais Cesama e Pró-Música.

‘Operando’
Neste domingo (8), às 20h, no Cine-Theatro Central. Entrada franca

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.