A vitória dos chefs


Por Tribuna

04/11/2014 às 07h00- Atualizada 06/11/2014 às 08h41

Garagem Gastrobar: Filé curado com mil-folhas de mandioca e queijo coalho e espuma de manteiga de garrafa

Garagem Gastrobar: Filé curado com mil-folhas de mandioca e queijo coalho e espuma de manteiga de garrafa

PUBLICIDADE

Cada vez mais exigente quando o assunto é gastronomia, o juiz-forano busca ousadia e novos sabores à mesa. Prova disso é o resultado do concurso do JF Sabor 2014, com o tema Gastronomia mineira: Da tradicional à contemporânea, anunciado ontem à noite. Nas categorias prato e sobremesa, a disputa foi bastante acirrada entre os júris técnico e popular, e, por questão de décimos, o Garagem Gastrobar, comandado pelo chef Pablo Oazen, desbancou o Savoir-Faire, do chef Gabriel Bastos, que levou o segundo lugar nas duas categorias.

O primeiro apresentou o Filé curado com mil-folhas de mandioca e queijo coalho e espuma de manteiga de garrafa. Como sobremesa, “Romeu, Julieta e uns penetras” (crocante quente de goiabada e Catupiry, acompanhado de sorvete de tapioca em piso refrescante de canela).

Já o Savoir-Faire investiu no Porquinho revisitado (jarret suíno com polenta em duas texturas, redução de batata-doce roxa e chips de abóbora e legumes tostados ao forno). Para adoçar a boca, sugeriu o Café mineiro, composto por mini porções de bolo de cenoura com brigadeiro, bolo de coco, mil-folhas de doce de leite, queijo com goiabada e pudim de leite condensado, acompanhado de café gourmet do Sul de Minas.

O tradicional Pró-Copão ficou em terceiro lugar com o prato Chica da Silva (filé ao molho gorgonzola e queijo coalho flambado com melado de cana, acompanhado de embornal de batata e arroz com beterrabas crocantes). Na categoria sobremesa, a terceira colocação foi para o Arroz-doce empanado e frito com calda de jabuticaba, do Bendito.

Entre os estabelecimentos que participaram da categoria lanche ou pizza, venceram Babbo Giabba em primeiro, com sua Pizza mineira especial (lombinho desfiado, geleia de figo, cream cheese e alho crocante), A Tal da Esfiha em segundo, com A Tal de Minas (esfiha recheada com calabresa, provolone, azeitona preta e tomate servida com couve frita), e Sapore em terceiro, com a pizza Toscana à mineira (purê de aipim, linguiça toscana moída e flambada, pimenta biquinho e ervas).

O restaurante Das Haus Comedoria levou o prêmio por maior envolvimento no evento deste ano. Todos os agraciados receberam trofeus durante a cerimônia realizada na noite de ontem, quando também foi anunciada a nova diretoria da Abrasel Zona da Mata.

O conteúdo continua após o anúncio

Para a próxima edição do JF Sabor, o diretor executivo da Abrasel Zona da Mata, Marcos Henrique Miranda, adianta que o projeto é distribuir o evento ao longo do ano, criando versões do JF Sabor nas categorias restaurante, boteco e pizza.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.