Prato feito 03-07-16


Por Tribuna

03/07/2016 às 07h00

Três ingredientes e voilà!

Para quem não tem muita intimidade com a cozinha, receitas com muitos ingredientes ou preparo elaborado podem ser um agravante para evitar se arriscar entre as panelas. Felizmente, aqueles que manjam dos “paranauês” da gastronomia sabem que para preparar uma comidinha diferente e saborosa, muitas vezes, é preciso pouco. É o caso deste gurjão de peixe, dica do chef juiz-forano Paulo Henrique Olímpio, formado pela Escola de Gastronomia e Turismo (EGT) de Porto Seguro. “É só temperar, empanar e fritar”, garante o chef, ressaltando que o lemon pepper traz um sabor especial ao petisco, já que a tabelinha cítrico e picante vai muito bem com peixes e frutos do mar. Quando ao panko, que deixa o tira-gosto crocante, ele adianta: “É facilmente encontrada em mercados especializados ou lojas de produtos orientais. E a decoração fica a critério de quem prepara, de acordo com o gosto e a criatividade.” Que tal aproveitar e testar na próxima reunião de amigos? Mãos à obra!

Gurjão de tilápia, por PH Olímpio

PUBLICIDADE

Corte 500g de tilápia em formato de iscas e tempere com lemon pepper a gosto (não exagere para o peixe não ficar salgado). Empane na farinha panko, utilizando a quantidade que bastar. Frite no óleo bem quente e depois escorra no papel toalha para retirar o excesso de gordura. Decore como desejar e sirva ainda quente.

Saudável, prático e gourmet

O Santo Pomar, que já era queridinho de quem é adepto da alimentação saudável ou segue dietas restritivas, acrescentou mais sabor e variedade à sua fórmula de “fast good food”. O cardápio da casa foi incrementado pela nutrichef Joana Kamil e o chef Thomas Castro. “Continuamos na linha saudável, mas nosso menu agora está muito mais gourmet e gostoso”, diz a proprietária da casa, Cláudia Scaldini. Entre as novidades, estão várias saladas descoladas e deliciosas, como a de massa sem glúten e salmão e outras delícias como a de grão-de-bico e açafrão e o tabule de quinoa.

Outro novo hit é o sanduba vegano de shimeji na baguete australiana, além dos wraps de couve, recheados com frango e creme de ricota e peito de peru com queijo de minas.Tem doce? Tem sim, bolos sem glúten e sem lactose de vários sabores, como um tentador de limão e doce de leite, tudo sem açúcar! Atendendo a quem tem dificuldade de manter a linha comendo fora, o Santo Pomar também fez uma parceria com a nutricionista Renata Mosqueira para um cardápio detox, em que a casa entrega todas as refeições do dia ao cliente.

E para quem não abre mão de um lanchinho diferente e nem da alimentação saudável, A Tal da Esfiha, casa tradicional de JF, desenvolveu uma linha de esfihas 100% integrais para o restaurante, nos sabores de frango com palmito, abobrinha com gergelim, berinjela com mozarela e a inusitada de acelga com nozes. Além delas, há boatos de que o quibe de abóbora feito especialmente para a casa é o melhor que você vai provar em muito tempo. Vale o desafio.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.