Estreia ‘Verdade ou desafio’: Na verdade, o desafio é sobreviver
Filme é a nova aposta da Blumhouse, produtora do sucesso ‘Corra!’ e das franquias ‘Atividade paranormal’ e ‘Sobrenatural’
“Verdade ou desafio”, longa de terror que estreia nesta quinta-feira, é a mais nova aposta da produtora Blumhouse, criada por Jason Blum no ano 2000 e que nos últimos anos se tornou célebre por produzir filmes de terror e suspense de baixo orçamento com retorno milionário na tela grande. Dentre os exemplos de sucesso do estúdio podem ser citadas as franquias “Atividade paranormal”, “Sobrenatural”, “Ouija”, “A entidade” e “Uma noite de crime”.
Mas o sucesso da produtora vai além, e inclui “A morte te dá parabéns” (que vai ganhar continuação), a ressurreição cinematográfica do diretor M. Night Shyamalan (“A visita” e “Fragmentado”), o drama “Whiplash: Em busca da perfeição” (cinco indicações ao Oscar, vencendo em três categorias: montagem, mixagem de som e ator coadjuvante com J.K. Simmons) e o surpreendente “Corra!”, que concorreu em quatro categorias e levou a estatueta de melhor roteiro original. Além de “Verdade ou desafio”, outra aposta da Blumhouse para 2018 é uma nova continuação do clássico “Halloween”, com a volta da atriz Jamie Lee Curtis; em 2019, será a vez de Shyamalan apresentar “Glass”, que fecha a trilogia iniciada com “Corpo fechado” e retomada em “Fragmentado”.
“Verdade ou desafio” tem direção de Jeff Wadlow (“Kick-Ass 2”) e elenco em que os protagonistas marcam presença em seriados adolescentes/de super-heróis: Lucy Hale (“Pretty little liars”), Tyler Posey (“Teen Wolf”) e Violett Beane (“The Flash”), além de Landon Liboiron (“Frontier”, série de época e barra-pesada da Netflix). Os protagonistas, pelo menos, são os ideais para um longa que tenta ganhar seus dólares valendo-se de clichês do filme de terror/suspense adolescente, típicos de produções como “Ouija: O Jogo dos Espíritos”, “A morte te dá parabéns” e até mesmo “Cry Wolf – Jogo da Mentira”, do próprio Jeff Wadlow.
Caindo na roubada
Ao se conhecer a trama da história, ainda podemos listar mais uma influência: a franquia “Premonição”, aquela em que mostrava a cada longa uma meia dúzia de “chófens” escapando de uma tragédia para posteriormente serem mortos de formas desagradáveis porém criativas. Olivia (Hale) integra um grupo de amigos que viaja até o México para curtir uma farra antes da formatura, e numa dessas noitadas ela conhece o boa-pinta Carter (Liboiron), que a convence a levar a galera até uma mansão abandonada para jogarem “Verdade ou desafio”, aquela brincadeira em que a pessoa tem que responder uma pergunta sem mentir ou topar realizar um desafio.
O que a galerinha não sabe é que entrou na maior roubada. O tal Carter fingiu se interessar pela moça com intenções nada boas: ele, na verdade, quer se livrar da maldição que o persegue e que tem a ver com o jogo, e seu plano dá certo. A turminha volta para os Estados Unidos sem saber que o “Verdade ou desafio mexicano” ainda não terminou, e que eles terão que responder as perguntas com toda a sinceridade do mundo ou realizar os desafios ao pé da letra.
Quando acontecem as primeiras mortes, Olivia percebe que a revelação feita por Carter é para valer, e aí começa uma corrida desesperada para fugir da morte horrível e dolorosa, não importa o preço que tenha que ser pago – de revelações que destroem amizades a tarefas que deixarão marcas físicas impossíveis de se ocultar. Não vão faltar, claro, sustos, visões aterrorizantes e gente possuída por alguma “coisa ruim”.
O longa tem sido detonado pela crítica, mas a Blumhouse já pensa em produzir uma continuação. Afinal, “Verdade ou desafio” mantém a tradição da produtora de fazer muito dinheiro a custo baixo: o longa estreou nos Estados Unidos e outros países em 13 de abril, e desde então faturou US$ 48 milhões – valor mais que satisfatório para um longa que custou irrisórios US$ 3,5 milhões.
Verdade ou desafio
UCI 1 (leg): 22h30 (sab, dom). UCI 5 (dub): 13h40, 18h, 22h20. UCI 5 (leg): 15h50, 20h10. Cinemais Alameda 2 (dub): 15h20, 19h10. Cinemais Alameda 2 (leg): 21h20.
Classificação: 14 anos