Prato Feito 02-10-2016


Por

02/10/2016 às 07h00- Atualizada 02/10/2016 às 13h49

prato-feito-capa

Mão na massa

Nordeste para todos os sabores

Sensação nos buffets, dadinhos de tapioca com melado apimentado são bem simples de preparar

Comidinha da vovó, “com gosto de casa”, “com sabor de infância”. A gente sabe que comer bem nem sempre é degustar pratos de chefs com estudo formal da gastronomia. A dica de hoje é um exemplo. Quem dá o toque é a advogada Carolina Dini, que faz experimentos na cozinha por pura afinidade e vocação, e divide suas impressões no blog “Cebola na manteiga” (cebolanamanteiga.com). A receitinha, simples, agrada qualquer paladar e é inspirada na criação do chef Rodrigo Oliveira, que comanda o Mocotó em São Paulo, restaurante de comida típica nordestina. Nesta versão, os dadinhos de tapioca ganham dois sabores marcantes e especiais: leite de coco e melado apimentado de alecrim.

PUBLICIDADE

 

dadinhodetapioca

Dadinhos de tapioca com melado

Por Carolina Dini

Ingredientes

700ml de leite
350ml de leite de coco
500g de queijo coalho ralado
2 pitadas de sal
1 pitada de pimenta branca
500g de tapioca granulada
1 pimenta dedo de moça picadinha
Alecrim muito bem picado a gosto
200ml de melado de cana ou mel

Modo de preparo

Misture o melado com a pimenta dedo de moça e o alecrim. Reserve. Esquente o leite mas não deixe ferver. Desligue o fogo, e, mexendo durante todo o processo, adicione a tapioca granulada (cuidado para não se enganar e comprar a goma hidratada, que é diferente), o queijo, o leite de coco, o sal e a pimenta branca. Mexa até ficar homogêneo. Num tabuleiro pequeno forrado com plástico filme, coloque a mistura gentilmente e passe uma espátula por cima para igualar todos os lados. A altura da massa deve ter dois dedos de espessura. Leve à geladeira por pelo menos três horas. Depois de gelado, corte em cubinhos e frite. Sirva com o melado por cima.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.