Receita de Família – Frango à Kiev com purê de cenoura


Por JÚLIA PESSÔA

02/08/2015 às 07h00

Manteiga, uma crosta fina, bacon, frango e um purê de cenoura cremoso. Só a escalação dos ingredientes do prato deste domingo já dá uma prévia da variedade de sensações gustativas que ele promove. Tradicional na gastronomia russa, o Frango à Kiev caiu no gosto dos brasileiros, por usar ingredientes saborosos e muito utilizados no cotidiano de nossas mesas. Acompanhado do purê de cenouras, ele fica ainda mais “brazuca” e flerta tanto com a tradição quanto com a contemporaneidade. “O purê de cenoura tem textura leve e aerada, e os condimentos utilizados, como o cominho, trazem personalidade ao prato”, explica Carlos Barros, que assina o prato e, com Taís Bragança, fundou a empresa Pitada Brasileira, especializada em delivery. “A ideia surgiu durante a temporada em que moramos no Rio e tínhamos o costume de fazer muitos pedidos. Sentíamos falta de uma boa gastronomia a preço atrativo, foi com essa proposta que retornamos a Juiz de Fora”, explica Taís, formada em design de moda.

A cozinha é liderada por Carlos, graduado em gastronomia pelo Hotel Escola Senac Grogotó. Para que o preparo do frango seja o ideal, ele dá algumas dicas: “É essencial não deixar a temperatura do óleo ultrapassar os 160 graus e assar o frango depois de frito”. A manteiga temperada, que ele também ensina a fazer, faz toda a diferença para o produto final e serve para manter a umidade e suculência do frango. “Vale experimentar o recheio de salsa e outros tipos de queijos como emmental ou gorgonzola. Já o purê pode ser feito com batata, inhame, abóbora ou até banana da terra”, acrescenta, sugerindo um bom Chardonnay ou cervejinha para acompanhar.

PUBLICIDADE

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.