i-Bit Mapping Festival vai ao ar neste fim de semana
O evento exibirá, entre sábado e domingo, a partir das 14h, no YouTube, projeções de imagens e luzes realizadas por VJs e motiondesigners em Ibitipoca
O i-Bit Mapping Festival Online será transmitido, nestes sábado e domingo (6), , a partir das 14h. A organização apresentará as projeções audiovisuais realizadas por VJs e motiondesigners durante a residência artística, entre 17 e 25 de maio, em Conceição de Ibitipoca. Os artistas aproveitaram a volumetria de edifícios e pontos paisagísticos do vilarejo para projeções imersivas em vários formatos e mídias digitais. O Paredão de Santo Antônio, a Comuna de Ibitipoca e a Igreja Nossa Senhora da Conceição foram explorados para projetar o trabalho dos VJs e motiondesigners. No entanto, o festival ainda sediará rodas de conversa, bem como pequenos shows para encerrar a programação de cada dia. O evento, realizado pela produtora Reação.TV, tem curadoria do diretor de arte e televisão juiz-forano Jodele Larcher. O financiamento é da Lei Aldir Blanc estadual.
Não à toa a programação do i-Bit Mapping Festival Online será aberta no Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é propor, a partir da arte urbana, discussões sobre educação ambiental. Tanto é que os VJs e motiondesigners reuniram-se previamente com pesquisadores para conhecer histórias sobre a fauna e flora de Ibitipoca, bem como lendas locais para desenvolver as projeções. Os consultores foram a engenheira florestal e gerente do Parque Estadual do Ibitipoca, Clarice Silva, os biólogos Kelly Antunes e Marcelo Gehara, além do engenheiro geológico Marcelo Taylor. A assessoria, inclusive, ocorreu para adequar as atividades de mapeamento às contrapartidas de preservação ambiental. De acordo com a organização, não houve presença de público durante a residência artística, exceto pelos profissionais envolvidos.
A apresentação do i-Bit Mapping estará a cargo da poeta e rapper Laura Conceição, assim como o show de encerramento de sábado, às 22h. A atividade de largada do festival no sábado será a roda “Vivência on-line”. A conversa reunirá os pesquisadores Clarice, Kelly, Gehara e Taylor, além dos VJs Lê Pantoja, Luv, Homem Gaiola, Carol Santana, Eletroiman, Vini Fabretti, Spetto e Jodele, estes dois últimos precursores do mapeamento de vídeo no Brasil. Mais tarde, às 17h, o bate-papo será sobre projeções na natureza. Spetto, Eletroiman e Vini Fabretti permanecem; somam-se a eles Daniel Besnyo, Alexis e Vigas. Já às 20h serão apresentadas as projeções audiovisuais realizadas no Parque Estadual e na Comuna do Ibitipoca – especificamente, no Rancho do Areião.
Já no domingo, a partir das 14h, será apresentada a oficina “Animação e ilustração digital”, mediada pela VJ Luv. Às 17h, acontecerá uma nova rodada de conversa sobre projeções na natureza, mas, desta vez, com as VJs Lê Pantoja, Grazzi, Carol Santana, Luv e Marcela França. As projeções apresentadas às 20h, no segundo dia, serão aquelas feitas na Comuna do Ibitipoca – no Andorinhão e nas esculturas Karen Cusolito – e na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Além dos artistas envolvidos nos bate-papos do i-Bit Mapping, outros 17, que foram selecionados a partir de chamada aberta, também terão projeções audiovisuais próprias apresentadas na programação. A mostra ainda contempla artistas plásticos locais, como a própria gerente do Parque, Clarice, e Gerson Guedes, D’Anestis, Sérgio Brasil e Nathalie Borges. VJ 1mpar fará o encerramento no domingo, às 22h.