‘Guia Turístico de Juiz de Fora é lançado nesta quarta

Com 50 mil unidades e distribuição gratuita, publicação pretende orientar o turista a respeito das atrações e pontos turísticos da cidade, além de informar rede hoteleira, eventos e opções de gastronomia


Por Júlio Black

02/04/2019 às 11h00- Atualizada 02/04/2019 às 15h13

Marcelo Cruz, um dos organizadores da iniciativa, lança o guia em papel e no site guiaturisticojf.com.br (Foto: Leonardo Costa)

O viajante que vier a Juiz de Fora para encarar o turismo de negócios, eventos ou lazer terá mais uma opção para saber o que visitar, onde se hospedar e comer bem. Será lançada nesta quarta-feira (3), às 9h, no Ritz Hotel, a primeira versão do “Guia Turístico de Juiz de Fora”, que terá uma tiragem de 50 mil unidades e distribuição gratuita em museus, demais pontos turísticos, órgãos públicos e empresas parceiras do projeto, idealizado pelo presidente da Associação de Guias de Turismo de Juiz de Fora, Marcelo Cruz.

De acordo com ele, o objetivo do guia é orientar o turista a respeito das atrações e pontos turísticos da cidade, além da rede hoteleira, eventos e opções de gastronomia. Por conta disso, a publicação é dividida em diversos tópicos, como um pequeno resumo da história de Juiz de Fora e sua infraestrutura; patrimônio histórico-cultural e principais pontos turísticos; opções para compras; hospedagem; gastronomia; passeios próximos; eventos; e vida noturna.

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“Existe uma lacuna de pelo menos 30 anos desde o último guia da cidade publicado pela Prefeitura”, diz Marcelo. “Então um dia eu vi dois turistas perguntando na banca do Parque Halfeld por informações sobre a cidade. Percebi a necessidade de seguir o exemplo de outras cidades do Brasil e do exterior, que tem suas publicações para orientar o visitante, e apresentei a ideia à Associação de Guias de Turismo. Iniciamos o trabalho há oito meses, contratamos profissionais para auxiliar no serviço, como pesquisa, parte visual, texto, revisão. Queríamos algo de fácil consulta e leitura e também não reproduzir as fotos dos pontos turísticos, que podem ser encontradas na internet. Por isso contratamos o (ilustrador) André Ribeiro para fazer desenhos desses pontos, que terão uma breve descrição.”

Para Marcelo, o guia pode ser importante para incrementar o turismo em relação à procura dos pontos turísticos, uma vez que Juiz de Fora já teria – segundo ele – a tradição no turismo de eventos e negócios, já consolidados, e ter começado a chamar a atenção no que diz respeito à rota de cervejarias e também a gastronomia em geral. “Agora é hora de pensar nesses outros turistas, na família que acompanha a pessoa que vem participar de um evento de negócios, por exemplo, e que precisa de outras opções durante esse tempo.”

Com o lançamento do guia em papel, será feito o lançamento – também na quarta-feira – do site guiaturisticojf.com.br (que depois deve virar um portal) e de suas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram, que podem servir de porta de entrada para quem ainda não chegou à cidade mas quer se programar com antecedência. A ideia é atualizar constantemente as três plataformas enquanto um próximo guia não chega.

“Com essa tiragem de 50 mil exemplares, acreditamos que ele deva girar de seis meses a um ano. Mas já na quinta-feira (4) estaremos planejando a próxima edição, que deve ser ampliada para as opções e pontos turísticos de toda a região”, adianta Marcelo. Queremos otimizar o que foi feito em relação a Juiz de Fora, atualizar, melhorar o que for preciso e acrescentar essas cidades próximas, além de distribuir o material por lá também. Pretendemos ainda, no futuro, criar uma revista de turismo da cidade, inicialmente anual mas com planos de tornar essa periodicidade semestral, quem sabe trimestral.”

 

 

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“Guia Turístico de Juiz de Fora”

Lançamento nesta quarta-feira (3), às 9h, no Ritz Hotel (Av. Rio Branco 2.000)

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