‘Guia Turístico de Juiz de Fora é lançado nesta quarta
Com 50 mil unidades e distribuição gratuita, publicação pretende orientar o turista a respeito das atrações e pontos turísticos da cidade, além de informar rede hoteleira, eventos e opções de gastronomia
O viajante que vier a Juiz de Fora para encarar o turismo de negócios, eventos ou lazer terá mais uma opção para saber o que visitar, onde se hospedar e comer bem. Será lançada nesta quarta-feira (3), às 9h, no Ritz Hotel, a primeira versão do “Guia Turístico de Juiz de Fora”, que terá uma tiragem de 50 mil unidades e distribuição gratuita em museus, demais pontos turísticos, órgãos públicos e empresas parceiras do projeto, idealizado pelo presidente da Associação de Guias de Turismo de Juiz de Fora, Marcelo Cruz.
De acordo com ele, o objetivo do guia é orientar o turista a respeito das atrações e pontos turísticos da cidade, além da rede hoteleira, eventos e opções de gastronomia. Por conta disso, a publicação é dividida em diversos tópicos, como um pequeno resumo da história de Juiz de Fora e sua infraestrutura; patrimônio histórico-cultural e principais pontos turísticos; opções para compras; hospedagem; gastronomia; passeios próximos; eventos; e vida noturna.
“Existe uma lacuna de pelo menos 30 anos desde o último guia da cidade publicado pela Prefeitura”, diz Marcelo. “Então um dia eu vi dois turistas perguntando na banca do Parque Halfeld por informações sobre a cidade. Percebi a necessidade de seguir o exemplo de outras cidades do Brasil e do exterior, que tem suas publicações para orientar o visitante, e apresentei a ideia à Associação de Guias de Turismo. Iniciamos o trabalho há oito meses, contratamos profissionais para auxiliar no serviço, como pesquisa, parte visual, texto, revisão. Queríamos algo de fácil consulta e leitura e também não reproduzir as fotos dos pontos turísticos, que podem ser encontradas na internet. Por isso contratamos o (ilustrador) André Ribeiro para fazer desenhos desses pontos, que terão uma breve descrição.”
Para Marcelo, o guia pode ser importante para incrementar o turismo em relação à procura dos pontos turísticos, uma vez que Juiz de Fora já teria – segundo ele – a tradição no turismo de eventos e negócios, já consolidados, e ter começado a chamar a atenção no que diz respeito à rota de cervejarias e também a gastronomia em geral. “Agora é hora de pensar nesses outros turistas, na família que acompanha a pessoa que vem participar de um evento de negócios, por exemplo, e que precisa de outras opções durante esse tempo.”
Com o lançamento do guia em papel, será feito o lançamento – também na quarta-feira – do site guiaturisticojf.com.br (que depois deve virar um portal) e de suas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram, que podem servir de porta de entrada para quem ainda não chegou à cidade mas quer se programar com antecedência. A ideia é atualizar constantemente as três plataformas enquanto um próximo guia não chega.
“Com essa tiragem de 50 mil exemplares, acreditamos que ele deva girar de seis meses a um ano. Mas já na quinta-feira (4) estaremos planejando a próxima edição, que deve ser ampliada para as opções e pontos turísticos de toda a região”, adianta Marcelo. Queremos otimizar o que foi feito em relação a Juiz de Fora, atualizar, melhorar o que for preciso e acrescentar essas cidades próximas, além de distribuir o material por lá também. Pretendemos ainda, no futuro, criar uma revista de turismo da cidade, inicialmente anual mas com planos de tornar essa periodicidade semestral, quem sabe trimestral.”
“Guia Turístico de Juiz de Fora”
Lançamento nesta quarta-feira (3), às 9h, no Ritz Hotel (Av. Rio Branco 2.000)