Memorial da República inaugura ‘Excelentíssimo presidente’

Exposição faz parte das comemorações pelos 30 anos desde que Itamar Franco assumiu a presidência, e será lançada nesta sexta


Por Tribuna

01/03/2023 às 07h00

O Memorial da República Presidente Itamar Franco inaugura, nesta sexta-feira (3), a exposição “Excelentíssimo presidente”. O chefe do executivo nacional homenageado pelo espaço deixou, como um dos legados, um acervo com cerca de 60 mil cartas escritas pelos brasileiros, com assuntos dos diversos temas. A exposição deixa à mostra três mil dessas correspondências, como um convite a retornar aos anos entre 1992 e 1994, quando Itamar assumiu a presidência.

PUBLICIDADE

Esse extenso material está exposto na galeria do segundo andar do Memorial. Lá, através de reproduções das cartas que foram adesivadas ou mesmo as originais enquadradas, o visitante tem acesso a diversas situações propostas por aqueles que escreveram a Itamar. Como exemplo, há registro de uma curiosa amizade entre uma criança e o presidente, a súplica de uma mãe cujo filho contraiu AIDS, além de desenhos que chegaram a ele enviados, inclusive, de outros países. São esses os panoramas que traçam o Brasil daquela época.

Essas cartas foram também narradas por funcionários do museu e podem ser ouvidas durante a visita, permitindo acesso a uma outra experiência para além da visual. Além disso, os visitantes são convidados a escrever sua própria mensagem e reviver suas memórias.

A “Excelentíssimo presidente” faz parte das comemorações dos 30 anos desde que Itamar assumiu a presidência, em 29 de dezembro de 1992. Ela apresenta parte do acervo do presidente que foi doado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A abertura acontecerá nesta sexta, às 19h. O Memorial da República Presidente Itamar Franco fica aberto à visitação de terça a sexta, das 10h às 18h, e, no sábado, das 12h às 18h. Grupos podem agendar as visitas através do e-mail cultura.memorial@ufjf.br.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.