Alunos do João XXIII decidem hoje sobre desocupação
O movimento Ocupa João irá decidir em Assembleia na noite desta segunda-feira (31) se irá desocupar o Colégio de Aplicação João XXIII. A Assembleia visa a discutir a solicitação do Ministério da Educação (MEC) aos estudantes que recuem voluntariamente das ocupações até esta segunda-feira, apelando para o “bom senso” para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, conforme a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), 1197 instituições ainda estão ocupadas.
Caso os alunos não realizem a desocupação, cerca de 95 mil candidatos cujos locais de prova são escolas atualmente ocupadas pelo movimento secundarista devem realizar o Enem nos dias 6 e 7 de de dezembro, junto com os candidatos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. A prova realizada é diferente, mas, conforme o Ministério, com o mesmo rigor e dificuldade.
Em página no Facebook, o Ocupa João comunicou que nesta terça-feira (1º) haverá aula para o ensino fundamental I e II. Durante a manhã desta segunda, os estudantes receberam a deputada federal Margarida Salomão (PT), que foi oferecer seu apoio aos secundaristas.
Ocupa UFJF
Também às 19h desta segunda, os militantes do Ocupa UFJF irão apresentar nova edição do programa Minha Casa, Minha Reitoria, exibido ao vivo pelo YouTube. Além dos repasses da ocupação, os universitários irão falar sobre democratização da mídia. Os internautas poderão enviar suas perguntas durante a transmissão.