PJF e Cesama inauguram obra de ampliação da ETA no Distrito Industrial
Obra irá reforçar o abastecimento de água na cidade. Inauguração marca as atividades em comemoração pelos 171 anos de Juiz de Fora
As comemorações pelo aniversário de 171 anos de Juiz de Fora começaram na manhã desta segunda-feira (31) com a solenidade de inauguração da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Walfrido Machado Mendonça, localizada no Distrito Industrial, Zona Norte. Estiveram presentes a prefeita Margarida Salomão (PT),representantes da Câmara Municipal de Juiz de Fora e funcionários da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama).
Segundo informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com a obra, a vazão da estação irá subir de 600 para mil litros por segundo, reforçando o abastecimento de toda a cidade. “Trata-se de uma iniciativa fundamental para este período de estiagem que se inicia”, pontuou Margarida.
A ampliação da unidade abrangeu a construção de um floco decantador, seis filtros e um reservatório com capacidade para 5 milhões de litros. “Com essa obra, a ETA terá capacidade para atender o município por mais várias décadas, dependendo do crescimento populacional da cidade. Assim, esse dia 31 de maio se torna ainda mais festivo, pois estamos entregando um equipamento público muito importante, fruto do trabalho de várias gestões municipais, e que irá levar água de qualidade para a população”, afirmou o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira
O diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, lembrou que a unidade foi construída na década de 70, pela Companhia do Distrito Industrial, levando o nome de ETA CDI. “Já em 1983, o antigo Departamento de Água e Esgoto (DAE) adquiriu a estação, que passou a se chamar Walfrido Machado Mendonça, em homenagem ao segundo presidente do DAE, que, em 1990, deu origem à Cesama”.
LEIA MAIS
Histórico
A obra teve início em 2010, quando também era realizada a implantação da adutora de Chapéu d’Uvas. O objetivo era fazer com que a ETA, que até então tratava apenas a água bruta vinda do Ribeirão do Espírito Santo, também pudesse receber o volume transportado pelos 17.735 metros da nova adutora, inaugurada em 2014, o que representou um acréscimo de 60% na capacidade produtiva do município. Além da ampliação, desde dezembro de 2020, está sendo realizada a requalificação arquitetônica e paisagística da estação.