Vacinação contra a gripe é estendida em Juiz de Fora

Saúde orienta pais e responsáveis a levarem crianças com 6 meses a 5 anos a uma unidade de saúde para que recebam a dose


Por Rafaela Carvalho

31/05/2018 às 07h00

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora estendeu a campanha de vacinação contra a gripe até 15 de junho. A medida visa aumentar a cobertura vacinal, visto que a procura da população pela vacina tem sido considerada baixa entre os grupos prioritários, compostos por crianças de até 5 anos, idosos e gestantes, entre outros públicos. Atualmente, a cobertura vacinal é de 70,10% em Juiz de Fora.

Em entrevista à Rádio CBN nesta quarta-feira (30), a gerente do departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Michele Freitas, comentou a decisão do Governo federal de prorrogar a campanha por mais 15 dias. Ela acredita que o maior prazo seja benéfico, já que a procura tem sido mais baixa que o esperado. Um dos fatores seria a greve dos caminhoneiros, que causou desabastecimento de combustíveis e levou a Prefeitura a diminuir o funcionamento dos postos de saúde na última semana.

PUBLICIDADE

“É uma medida muito bem vinda, por conta da paralisação, que acabou influenciando no horário de funcionamento das UBSs, e considerando também a baixa cobertura da campanha, que está em torno de 66% no Brasil. O ministério resolveu dar esses dias para que a gente possa alcançar a meta de vacinar 90% do público prioritário”, comentou. Conforme Michele, a Prefeitura tem adotado medidas para vacinar mais pessoas, como a vacinação nas escolas, mas não há expectativa de realizar um Dia D de vacinação, como ocorreu em 12 de maio.

De acordo com ela, apesar de Juiz de Fora ter cobertura vacinal maior que a média no país, ainda é preciso mobilizar gestantes e crianças. “Esperávamos ter vacinado um número maior de pessoas, mas nessas campanhas temos dificuldades de mobilizar gestantes e crianças, grupos que estão com 50% de cobertura. Aproveitamos essa prorrogação para chamar os responsáveis para levarem as crianças aos postos para se vacinarem. Muitas pessoas deixam para última hora, mas quanto mais cedo se vacinar, mais cedo evita-se a gripe ou possíveis complicações com os grupos prioritários”, argumentou a gerente.

Unidades abastecidas

Apesar de a paralisação dos caminhoneiros ter comprometido o funcionamento dos postos de saúde do município, a gerente do departamento garantiu que todas as unidades estão abastecidas, e que a paralisação não comprometeu a chegada das doses ao município. “Com o decreto de emergência assinado pelo prefeito, o que houve foi uma redução da carga horária dos profissionais, mas isso não influenciou na distribuição dos imunobiológicos. Todas as unidades estão abastecidas para a vacinação da gripe”, afirmou.

Devem se vacinar crianças com 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, professores das redes pública e privada, trabalhadores da saúde, povos indígenas aldeados, indivíduos privados de liberdade e funcionários do sistema prisional. A vacina está disponível nas 63 UBSs de Juiz de Fora, no PAM-Marechal e nos departamentos de saúde do idoso e da criança e do adolescente.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.