Filosofia e sociologia passam a ser exigidas no Pism III


Por Guilherme Arêas

31/03/2015 às 17h14- Atualizada 31/03/2015 às 19h36

As disciplinas de filosofia e sociologia passarão a ser cobradas no terceiro módulo do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), a partir deste ano. A decisão do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da UFJF é válida apenas para os candidatos aos cursos de humanas e também para os que optarem pelas graduações em administração, ciências contábeis e ciências econômicas. Essas disciplinas, contudo, não serão cobradas nas provas objetivas, ou no Pism I e II, conforme a UFJF. A medida, segundo o Congrad, vai ao encontro da Lei 11.684, de 2008, que torna obrigatório o ensino dessas matérias em todos os anos do ensino médio.

A Comissão Permanente de Seleção (Copese) já divulgou o programa das provas, discriminando os temas exigidos para cada disciplina cobrada nos três módulos. A inclusão das duas disciplinas não altera a pontuação das demais provas, continuando os Pism I, II e III valendo 120, 120 e 140 pontos, com pesos 2, 3 e 5, respectivamente. A mudança que ocorre é no terceiro módulo, apesar de continuar com dez questões discursivas no segundo e terceiro dias de prova. Elas serão distribuídas da seguinte forma:

PUBLICIDADE

pism

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.