Primeira semana de fevereiro deve ter retorno dos dias chuvosos em JF

Inmet alerta maior concentração pluviométrica a partir de quarta-feira


Por Mariana Floriano, sob supervisão da editora Juliana Netto

31/01/2022 às 18h31

Um canal de umidade que se estabelece entre as regiões Norte e Central do Brasil faz com que boa parte de Minas Gerais tenha previsão de chuva para os próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este novo fluxo de umidade pode trazer precipitações, por vezes fortes, para diversas cidades, incluindo as da Zona da Mata.

O Inmet, inclusive, publicou uma alerta de tempestade, válido até o fim da manhã desta terça, para onze regiões do estado. Na Zona da Mata, as precipitações podem atingir o acumulado de 30 a 60 milímetros em apenas uma hora, que tendem a ser acompanhadas de rajadas de vento ocasionais acima de 60 km/h.

PUBLICIDADE

Especificamente para Juiz de Fora, a estimativa é de céu encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas ao longo desta terça. Se comparado aos últimos dias, a temperatura fica amena, com máxima em torno de 26 graus e mínima de 19. Nesta segunda, os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, aferiram variações entre 19 e 24,3 graus.

Canal de umidade tende a trazer maior volume de chuva para a região (Foto: Fernando Priamo)

Chuva forte a partir de quarta

Ainda conforme o Inmet, o município juiz-forano deve ter concentração pluviométrica mais expressiva a partir de quarta-feira (2), quando são esperados até 20 milímetros de precipitações ao dia, situação que deve se repetir na quinta e, já de forma mais branda, também na sexta e no sábado.

Com maior nebulosidade, a tendência é de que as temperaturas apresentem ligeira queda na cidade, com máximas variando entre 23 e 25 graus.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.