RETROSPECTIVA 2022 – NOVEMBRO


Por Tribuna

30/12/2022 às 08h43

Morrem Gal Costa, Rolando Boldrin e Erasmo Carlos

No dia 9 de novembro, morreu a cantora Gal Costa, aos 77 anos. A causa da morte não foi divulgada, e a artista fez sua última apresentação em setembro, no Coala Festival. Ela é lembrada como uma das maiores artistas da MPB, dando voz a canções como “Baby”, “Divino, maravilhoso” e “Vapor Barato”. Também participou ativamente do movimento tropicalista, lançou 31 álbuns ao longo de mais de 55 anos de carreira e foi indicada cinco vezes ao Grammy Latino. No mesmo dia, também morreu Rolando Boldrin, aos 86 anos. Ele foi uma referência no que se trata de cultura popular, tendo estado à frente do programa “Sr. Brasil”, entre tantos outros, e também trabalhou como ator, cantor e compositor de música caipira. Ele estava internado há dois meses no Hospital Albert Einstein, mas a causa de morte não foi divulgada. A música nacional ainda teve outra grande perda no dia 22, com a morte de Erasmo Carlos. O cantor e compositor tinha 81 anos e havia acabado de ganhar o Grammy Latino, na categoria “Álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa”, pelo seu último disco, “O futuro pertence à… Jovem Guarda”. A causa de sua morte também não foi divulgada.

Bolsonaristas bloqueiam a BR-040

Com o fim do segundo turno das eleições presidenciais de 2022, foi feita uma paralisação de caminhões na BR-040, no km 793, em Juiz de Fora. Seguindo uma série de atos similares pelo território nacional, os manifestantes bolsonaristas presentes no local estavam questionando a lisura do processo eleitoral e afirmaram aguardar o resultado de um suposta apuração paralela realizada pelo Exército Brasileiro, que jamais existiu, além de um posicionamento do presidente. Na ocasião, alguns caminhoneiros relataram que foram obrigados a estacionar o veículo na rodovia e não conseguiram seguir viagem devido aos protestos. De acordo com a Concer, empresa que administra o trecho, a paralisação teve fim após dois dias e fez com que o tráfego fosse novamente liberado no local.

PUBLICIDADE

Corrida da Fogueira é realizada com mais de 2 mil inscritos

A Corrida da Fogueira, que mobiliza juiz-foranos e apaixonados por corrida em todo o país, ocorreu em novembro com mais de 2 mil inscritos. Os corredores saíram da Praça Presidente Médici, no Bom Pastor, e tomaram a pista central da Avenida Barão do Rio Branco. Foram 7km no percurso principal e 3,5km de caminhada no trajeto alternativo. Essa é uma das corridas rústicas mais tradicionais do país, e apesar de não valer pontos para o ranking da cidade, carrega uma mística que a torna popular. Após a saída na Praça do Bom Pastor, os participantes seguem pelas avenidas Doutor José Procópio Teixeira (em contramão, pista sentido Centro/bairro), Barão do Rio Branco (pista central) até Rua Agassis, retornando também pela área central da via, até a Avenida Doutor José Procópio Teixeira, finalizando no mesmo ponto de chegada. Amanda Oliveira e Francisco Perrout foram os vencedores da prova em 2022.

MP denuncia sete PMs por ação na Vila Esperança

O Ministério Público abriu uma denúncia contra sete policiais militares lotados no 27º Batalhão à 2ª Auditoria de Justiça Militar por suspeita de crimes de abuso de autoridade, lesão corporal, exposição da vida de criança a risco e falsidade ideológica. O caso ocorreu no dia 14 de agosto, na Vila Esperança II, Zona Norte de Juiz de Fora. Na ocasião, a abordagem policial causou revolta entre os moradores. Sete suspeitos foram presos. Houve disparos de bala de borracha e registro de feridos. Indivíduos chegaram a atear fogo em um ônibus em resposta à operação. Posteriormente, foi constatado pela promotoria que uma das vítimas da abordagem teve o rosto desfigurado devido a um tiro de elastômero (bala de borracha) e outra foi atingida quando se submetia a revista, motivando a denúncia.

Milton Nascimento se despede dos palcos

Após ter completado 80 anos no dia 29 de outubro, uma das grandes vozes da música brasileira se despediu dos palcos. Milton Nascimento fez o último show da turnê “A última sessão de música” – e também o último de sua carreira – em Belo Horizonte, levando 60 mil pessoas às arquibancadas do Mineirão. Foram duas horas de show que tentaram resumir a trajetória do músico, que tem mais de 60 anos de carreira e 43 discos gravados. O show foi dedicado à sua amiga, Gal Costa, que havia morrido dias antes, e também trouxe a reunião dos companheiros do Clube da Esquina. A apresentação também foi transmitida no Globoplay e contou com meio milhão de espectadores durante o show.

Começa a Copa do Mundo do Catar

A Copa do Mundo do Catar teve início no dia 20 de novembro. A abertura do evento contou com a presença de Jung Kook, Nora Fatehi e Lil Baby durante os shows. Na ocasião, Catar e Equador se enfrentaram no primeiro jogo, quando os catáris, que sediaram o torneio, tiveram sua primeira participação em uma Copa. O jogo, no entanto, teve a vitória do Equador por 2 a 0. O primeiro jogo do Brasil foi contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, quando os comandados de Tite ganharam por 2 a 0. Posteriormente, seguindo a fase de grupos, a Seleção venceria a Suíça por 1 a 0 e perderia para Camarões pelo mesmo placar. Nas oitavas de final, golearia a Coreia do Sul por 4 a 1, mas acabaria eliminada pela Croácia, nas quartas, no dia 9 de dezembro, na disputa por pênaltis (2 a 4), após empate de 1 a 1 na prorrogação.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.