RETROSPECTIVA 2022 – JULHO


Por Tribuna

30/12/2022 às 08h33- Atualizada 30/12/2022 às 08h48

PJF concede 33,24% de reajuste aos professores municipais

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) publicou no Atos do Governo de 2 de julho a lei que oficializa o reajuste de 33,24% nos vencimentos dos professores da rede municipal de ensino. O índice corresponde ao Piso Nacional do Magistério definido em 2022, sendo acordado entre a PJF e o Sindicato dos Professores (Sinpro), com aprovação pela Câmara Municipal em junho. O pagamento foi feito de forma escalonada e era uma antiga reivindicação da classe.

Inauguradas as obras do trem turístico Rio-Minas

Em 3 de julho, a Tribuna publicou que as obras do trem turístico Rio-Minas, que ligará a cidade de Três Rios, no Sul fluminense, ao município de Cataguases, na Zona da Mata mineira, foram inauguradas. O trajeto completo será de 168 quilômetros, e o primeiro trecho será responsável por conectar Três Rios a Chiador (MG), percorrendo 37 quilômetros. A expectativa era que os primeiros embarques aconteçam em fevereiro de 2023. O trem conta com seis locomotivas e 15 carros de passageiros, tendo capacidade para levar 873 turistas. As viagens acontecerão duas vezes por dia durante os finais de semana, feriados e datas comemorativas. De acordo com a ONG Amigos do Trem, foram investidos R$ 845.881,04, e o projeto deve ter retorno de R$ 1.221.916,71. O empreendimento pretende gerar cerca de 200 postos de trabalho.

PUBLICIDADE

PM confirma fechamento de posto policial no São Mateus

O posto policial que funcionava há quase duas décadas na Rua São Mateus, no bairro homônimo, Zona Sul, foi desativado, e o imóvel de dois andares, devolvido à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O fechamento foi confirmado no dia 13 de julho pelo 27º Batalhão da Polícia Militar. A corporação justificou implementar novo portfólio de serviço, que inclui policiamento por meio de uma Base de Segurança Comunitária móvel na região, “capaz de acompanhar a migração do crime, reduzindo o índice de criminalidade e aumentando a sensação de segurança da população local”. Para José Luiz Britto Bastos, que mora há 74 anos no bairro e acompanhou diretamente a evolução da violência, estando à frente do Conselho de Segurança Pública (Consep) do São Mateus por cerca de 15 anos, o fechamento da unidade foi lamentável e uma espécie de retrocesso.

Reabertura dos pedalinhos leva famílias ao Museu Mariano Procópio

Os tradicionais pedalinhos em formato de cisne do lago do Museu Mariano Procópio voltaram a funcionar na manhã de 19 de julho. Naquele dia, diversas famílias se reuniram para aproveitar a atração, que estava há mais de 10 anos parada. O passeio foi disponibilizado no mesmo horário de funcionamento do parque, de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. A volta no pedalinho é paga, e todos os visitantes recebem coletes salva-vidas. É necessário que as crianças estejam acompanhadas de um adulto e, no caso dos menores de 3 anos, só é possível embarcar no colo dos responsáveis. Na manhã de estreia, a professora Valquíria Terra, 42 anos, levou o filho e uma sobrinha para o programa pelo lago. Ela gostou da experiência por permitir aproveitar a companhia da família ao ar livre.

Ginásio Municipal é anunciado para maio de 2023

Em 24 de julho, a Tribuna publicou que o Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos, o Ginásio Municipal, possui nova data de entrega à população. Nas palavras da prefeita Margarida Salomão (PT), assim como em prazo documentado em contrato, as obras do aparelho esportivo localizado no Bairro Aeroporto, Cidade Alta, serão concluídas até maio de 2023, com entrega prevista para o aniversário do município. Após dois processos licitatórios desertos durante a pandemia – de agosto de 2021 e janeiro de 2022 -, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) optou pela contratação direta da empresa Ribeiro Alvim Engenharia Ltda., que reiniciou a construção no dia 23 de maio. As obras estavam paralisadas desde setembro de 2020, depois de rompimento de vínculo da Administração municipal com o Consórcio Conata Infracon.

Juiz de Fora tem estiagem mais severa desde 1963

Com 61 dias ininterruptos sem chuva, Juiz de Fora teve a segunda maior estiagem registrada na história da cidade em julho de 2022, conforme matéria publicada no dia 26 daquele mês. A marca superou os 60 dias sem precipitação identificados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em 2010 e só perdeu para os 113 dias sem chuva enfrentados no município entre 2 de junho e 22 de setembro de 1963, há 58 anos. Para o levantamento, considera-se como chuva precipitações maiores que um milímetro. Naquela data, o último registro na cidade havia sido no dia 26 de maio, quando choveu 2,7 milímetros no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde ficam instalados os aparelhos do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet.

Prorrogada concessão da MRS Logística por mais 30 anos

A concessão da MRS Logística para exploração da malha ferroviária que corta Juiz de Fora foi definida por mais 30 anos. Como o atual contrato vale até 2026, a concessionária está apta a explorar a ferrovia até 2056. A cerimônia de assinatura da renovação aconteceu no dia 29 de julho, na sede da empresa, em Juiz de Fora. A solenidade contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale; do presidente da MRS, Guilherme Mello; e do diretor de Relações Institucionais da concessionária, Gustavo Bambini. “Temos desafios importantes a superar, como realizar grandes obras e conquistar um expressivo aumento dos volumes de carga geral transportados”, afirmou o presidente da MRS.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.