JF deve ter pancadas fortes de chuva a partir de sexta

Zona de Convergência traz mais instabilidade para Juiz de Fora e toda a região


Por Eduardo Valente

30/11/2017 às 18h15

Foto: Fernando Priamo

Dezembro deve começar chuvoso em grande parte de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – que traz umidade do Norte para o Sudeste do país – volta a se aproximar da região a partir desta sexta-feira (1º de dezembro), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Aviso meteorológico, divulgado pelo órgão, no fim da tarde desta quinta (30), alerta para condições favoráveis à ocorrências de tempestades, a qualquer hora do dia, com acumulado de chuvas superior a 50 milímetros e rajadas de ventos entre 61 e 99 quilômetros por hora em toda a região. Em Juiz de Fora, as precipitações devem ocorrer, principalmente, no período da tarde e toda a noite. Os termômetros devem registrar entre 15 e 22 graus.

Para os próximos 31 dias são esperados até 327,1 milímetros de chuvas, se considerada a média histórica do Inmet, que leva em conta o comportamento das precipitações no município nos últimos 30 anos. Com relação às temperaturas, a variação deve ficar entre 16,9 e 25 graus, embora possa haver picos de calor. Em 2016, por exemplo, os termômetros registraram mais que 30 graus em oito ocasiões.

PUBLICIDADE

Novembro
O mês encerrado nesta quinta-feira se comportou dentro do previsto com relação a volume de chuvas e temperaturas. O acumulado de precipitações, de 198,9 milímetros, foi apenas 4,1% acima do esperado. Já a temperatura máxima, com 24 graus de média, foi 0,5% inferior à média, enquanto a mínima foi igual ao esperado, com 16,2 graus. Mesmo assim, os juiz-foranos presenciaram picos, como na quinta-feira da semana passada, dia 23, quando a máxima não passou dos 17 graus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.