Umidade atinge estado de atenção em dia de amplitude recorde

Tempo seco e quente favoreceu a umidade de 30% por volta das 15h


Por Eduardo Valente

30/08/2017 às 17h43

Foto: Marcelo Ribeiro

 

Pela segunda vez este ano, Juiz de Fora atingiu estado de atenção por causa da baixa umidade relativa do ar. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o patamar mínimo, observado por volta das 15h desta quarta (30), foi de 30%. A umidade representa a concentração de vapor d’água suspensa no ambiente. Quando muito baixa, acarreta uma série de problemas do trato respiratório e aumenta a incidência de doenças como rinite, sinusite e bronquite, além da conjuntivite. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para o conforto humano o ideal seria que a umidade estivesse em cerca de 60%.

PUBLICIDADE

No estado de atenção, o Inmet orienta uma série de cuidados para evitar transtornos à saúde. Entre os principais estão ações como evitar exercícios físicos ao ar livre durante as tardes, buscar abrigo contra os raios solares e consumir água em abundância. Outra consequência da umidade baixa é o aumento de incêndios em áreas verdes. Apenas nesta quinta (30), o Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora registrou nove ocorrências desta natureza. Por isso, a corporação reforça a necessidade de não iniciar queimadas em vegetação, pois as chamas podem ser facilmente propagadas.

Amplitude térmica
Além da umidade baixa, a cidade enfrentou hoje a maior amplitude térmica desde 8 de outubro do ano passado. A diferença entre mínima e máxima foi de 14,4 graus, sendo o momento mais frio do dia às 7h, com 13,6 graus, e o mais quente identificado às 15h, com 27,4 graus. No ano passado, a amplitude mais significativa foi de 14,9 graus.

Nesta quinta-feira (31), no entanto, o tempo começa a mudar em Juiz de Fora, embora os termômetros ainda registrem de 13 a 28 graus. Uma frente fria de baixa intensidade começa a atuar no litoral do Espírito Santo, o que pode favorecer o aumento da nebulosidade em parte de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata. Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet, esta condição deve começar a ser sentida já no período da noite.
Por causa disso, o fim de semana também deve ser de sol entre nuvens. Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), sábado (1º de setembro) os termômetros devem registrar entre 13 e 19 graus, e domingo (2) de 10 a 24 graus.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.