Junho é o mais seco em cinco anos


Por Tribuna

30/06/2015 às 18h07

O mês de junho termina nesta terça-feira (30) como o mais seco desde 2010, quando não houve chuvas durante os 30 dias. De acordo com dados coletados da Estação Convencional do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica no Campus da UFJF, o acumulado este ano foi de 8,5 milímetros, o que representa 24,9% do esperado, que são 34,2 milímetros. As temperaturas se mantiveram próximas da média histórica, sendo que a média das máximas ficou em 22,3 graus e, das mínimas, 13,2 graus. Foi em junho, também, que o Inmet registrou o dia mais frio em 2015, com 10 graus, no dia 26. Em julho, o acumulado de precipitações esperado é de 27,5 milímetros, com termômetros oscilando entre 12,5 e 21,2 graus.

O tempo seco também reflete nas represas do município. Em um mês, João Penido teve seu nível reduzido, declinando de 39,4% para 34%. Pior na Represa de São Pedro, com queda de 70% para 44%. A exceção ficou em Chapéu D’Uvas, que se manteve praticamente estável, subindo de 56,1% para 57%.

PUBLICIDADE

Os primeiros dias de julho deverão permanecer com tardes quentes e noites frias. Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), até sexta-feira a oscilação deve ser entre 15 e 22 graus. A passagem de uma frente fria sobre o litoral pode provocar aumento da umidade a partir de quarta-feira (01), com possibilidade de chuvas fracas até sábado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.